Reino Unido libera reforço de vacina contra a Covid para todos os adultos e reduz intervalo para 3 meses

Por Rogerio Magno em 29/11/2021 às 13:40:11
País também vai acelerar a vacinação de crianças e adolescentes para tentar driblar avanço da variante ômicron do coronavírus. Profissional da saúde prepara dose de vacina da AstraZeneca em Newmarket, na Inglaterra, em 26 de março de 2021

Andrew Couldridge/Reuters

O Reino Unido liberou a aplicação de uma dose de reforço contra a Covid-19 para todos os adultos do país e anunciou, nesta segunda-feira (29), que irá reduzir o intervalo vacinal de seis para três meses.

Até o momento, apenas adultos com mais de 40 anos poderiam buscar pela terceira dose da vacina, segundo o sistema público de saúde.

As autoridades do comitê nacional de vacinação disseram também que o país irá acelerar a imunização de crianças e adolescentes - de 12 a 15 anos - para driblar o avanço da variante ômicron.

LEIA TAMBÉM:

Ômicron: o que se sabe sobre a nova variante do coronavírus

Médica que fez primeiro alerta sobre ômicron cita sintomas leves

Gráfico mostra forte alta: especialistas veem risco, mas citam baixa vacinação na África do Sul

"Ter o reforço da vacina vai ajudar a melhorar nosso nível de proteção contra a variante ômicron", disse o médico Wei Shen Lim, um dos membros do comitê.

O painel de cientistas recomentou que as vacinas de mRNA (da Moderna e Pfizer/BioNTech) são as "preferenciais" para a aplicação do reforço.

São autorizados no país os imunizantes:

Moderna

Oxford/AstraZeneca

Pfizer/BioNTech

Janssen

A posição do grupo de especialistas acompanha o anúncio do governo britânico feito no sábado (27), quando o país confirmou os primeiros casos da nova variante em seu território.

Ômicron: o que se sabe sobre nova variante detectada na África do Sul

Testagem e isolamento para todos

O premiê britânico afirmou que viagens não serão canceladas, mas que qualquer pessoa que entrar no país deverá fazer um exame obrigatório do tipo PCR (o do cotonete) no segundo dia após a chegada.

Além disso, todos os viajantes deverão se autoisolar até receberem o resultado do teste, podendo então sair contanto que o resultado seja negativo.

"Precisamos ganhar tempo enquanto nossos cientistas pesquisam, enquanto vacinamos e damos reforço", disse Johnson em entrevista coletiva.

O primeiro-ministro também afirmou que, ainda que não haja dados suficientes sobre a eficácia da vacinação contra esta variante, o reforço na imunização pode oferecer mais proteção contra o vírus.

"Vamos ampliar a campanha de reforço e reduzir o tempo entre a segunda dose e a dose de reforço", disse Johnson.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab