Nova Zelândia pretende proibir cigarros para as próximas gerações

Por Rogerio Magno em 09/12/2021 às 08:28:12
País vai instituir uma idade mínima para comprar cigarros que vai aumentando com os anos –assim, haverá uma geração inteira que será a primeira a não poder adquirir cigarros. Lei entra em vigor em 2027 para quem tiver 14 anos ou menos. Imagem de homem fumando cigarro

Pixabay

A Nova Zelândia tem planos para proibir a venda de cigarros para pessoas de 14 anos ou menos para o resto das vidas delas. Ou seja, a idade mínima legal para comprar cigarros vai seguir a idade das pessoas que terão 14 anos na data de implementação da regra.

O governo apresentou a proposta nesta quinta-feira (9).

A ideia é que a nova lei entre em vigor a partir de 2027. Uma pessoa de 14 anos em 2027 não poderá comprar cigarros aos 60 anos, em 2073.

Leia também

Nova Zelândia propõe pacotes genéricos para maços de cigarros

Lei Antifumo completa dez anos e reduz número de fumantes em SP

O governo do país afirma que as medidas para acabar com o fumo estão demorando muito.

O governo pretende fazer consultas a uma força tarefa de saúde dos maoris, um povo originário do país, nos próximos meses e encaminhar a proposta ao Parlamento em junho de 2022. A ideia é aprovar o texto até o fim do ano que vem.

O número de empresas autorizadas a vender cigarros também vai diminuir, e os produtos com nicotina precisarão diminuir a quantidade da substância.

“Queremos garantir que as pessoas jovens nunca comecem a fumar, e vamos tornar a venda ou fornecimento de produtos de tabaco às novas gerações um ato ilegal”, disse Ayesha Verrall, ministra associada da Saúde na Nova Zelândia.

Vício em cigarro mata 3 milhões de pessoas prematuramente por ano

A Nova Zelândia diz que os fumantes geralmente ficam viciados já durante a juventude. De acordo com o governo, 4 em 5 neo-zelandeses que fumam começaram até os 18 anos. Quase todos (96%) começaram até os 25 anos.

Com essas medidas, eles estimam que que haverá 5.000 mortes evitáveis a menos por ano.

Ainda não há um detalhamento de como será a fiscalização dessas novas regras. As informações deverão ser repassadas no ano que vem.

Regras atuais

A venda de cigarros para menores de 18 anos já é proibida, mas os críticos dizem que essa regra não é suficiente para reduzir as taxas de tabagismo.

A Nova Zelândia é um dos 17 países do mundo onde as embalagens de maços de cigarro devem ser neutras.

Maoris fumam mais

Na Nova Zelândia, os maoris, um povo originário, fumam mais que o resto da população. A nova lei tem como principal objetivo diminuir o consumo entre os maoris.

“Se nada mudar, vai demorar décadas até que as taxas de fumantes entre os maoris caiam para menos de 5%, e esse governo não vai deixá-los para trás”, disse Verrall.

Hoje, cerca de 11,6% de todos os neo-zelandeses com 15 anos ou mais fumam.

Entre os maoris, essa proporção é de 29%.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab