Morre arquiteto britânico Richard Rogers, cocriador do Centro Pompidou de Paris

Por Rogerio Magno em 19/12/2021 às 15:10:17
Ele tinha 88 anos e foi um dos pioneiros do movimento arquitetônico de "high tech", que transformou os princípios estéticos para expor os elementos funcionais dos edifícios. Richard Rogers, arquiteto que projetou o Centre Pompidou, em foto de 2010

FRANCOIS GUILLOT / AFP

Conhecido por projetar alguns edifícios mundialmente famosos, como o Centro Pompidou em Paris, o arquiteto britânico Richard Rogers faleceu aos 88 anos.

Criador do Millennium Dome de Londres e de um dos terminais do aeroporto Barajas, de Madri, Rogers "morreu serenamente" na noite de sábado (18), disse o presidente da empresa de comunicação Freuds, Matthew Freud, à agência de notícias Press Association.

Vencedor da edição de 2007 do prestigioso Prêmio Pritzker, Rogers foi um dos pioneiros do movimento arquitetônico de "high tech", que transformou os princípios estéticos para expor os elementos funcionais dos edifícios.

Fachada do Centro Pompidou de Paris

Joanna Lema?ska/Divulgação

Entre outras de suas obras, estão a sede do Lloyd's de Londres e o Leadenhall Building, conhecido como "cheesegrater" (ralador de queijo) por sua forma peculiar.

Nascido em Florença, na Itália, em 1933, seu pai era médico, e sua mãe, discípula do escritor irlandês James Joyce. A família fugiu da Itália durante a ditadura de Benito Mussolini e se estabeleceu na Inglaterra em 1938.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab