A 109 mil km/h, Terra chega ao seu ponto mais próximo do Sol nesta terça (04)

Por Rogerio Magno em 04/01/2022 às 05:53:07

Nesta terça feira (04), às 03:55 da madrugada (no horário de Brasília), a Terra passa pelo periélio, o ponto de sua órbita mais próximo ao Sol, momento em que nosso planeta passa a “apenas” 147.105.047 km do Sol, atingindo também sua maior velocidade orbital, cerca de 109.100 km/h.

Diagrama da órbita da Terra, seu afélio e periélio – Fonte: Prof. Paulo Leme

No periélio, nosso planeta está cerca de 5 milhões de km mais próximo do Sol e 3,6 mil km/h mais rápido que no afélio, ponto em que a Terra está mais afastada da nossa estrela mãe. Essas distâncias e velocidades variam ligeiramente de um ano para outro, graças às perturbações gravitacionais da Lua e dos outros planetas.

Por estarmos mais próximos do Sol, durante o periélio, o Astro Rei nos parece ligeiramente maior, cerca de 3,3%, quando comparado ao dia em que a Terra está mais afastada. Na imagem abaixo, podemos perceber essa diferença nas duas fotos do Sol feitas por Romualdo Caldas e Ernande Júnior a partir de Maceió, Alagoas. A foto da esquerda foi feita no dia 2 de janeiro de 2021, quando a Terra passou por seu periélio naquele ano. A da direita foi feita no dia 05 de julho de 2021, quando nosso planeta passou pelo afélio.

Leia mais:

Fotos comparativas feitas durante o periélio e o afélio de 2021 – Créditos: Romualdo Caldas/Ernande Júnior

Vale a pena salientar que o fato de estarmos mais próximos durante o periélio não tem relação com o calor que muita gente vem sentindo ultimamente. Apesar da Terra receber um pouco mais de radiação solar nesse momento, a sensação de calor sentida aqui no Hemisfério Sul nesta época do ano é devido à inclinação do eixo de rotação da Terra, responsável pelas estações do ano.

Nesse momento, em que estamos passando pelo verão, essa inclinação deixa a metade sul do globo exposta ao Sol por mais tempo. Por receber maior insolação, as temperaturas por aqui tendem a ser mais elevadas, enquanto no Hemisfério Norte, ocorre o contrário. Lá, por sinal, o inverno parece estar sendo bastante rigoroso.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab