Políticos de Hong Kong vão a festa com 170 pessoas e são forçados a fazer quarentena de 21 dias

Por Rogerio Magno em 07/01/2022 às 10:11:29
O caso foi uma saia-justa para as autoridades desta cidade que começa a aplicar, nesta sexta-feira, uma nova série de medidas restritivas para conter um pequeno surto local de contágios por ômicron. China diz que surto de covid-19 em Xian está sob controle; Hong Kong proíbe voos de oito países

O governo de Hong Kong deu ordem nesta sexta-feira (7) para que 170 pessoas que foram a uma festa de aniversário no dia 3 de janeiro entrassem em quarentena depois que dois convidados informaram que estavam com Covid-19.

Entre os 170, há 9 pessoas que trabalham no governo e cerca de 20 deputados. O chefe da imigração da cidade, o secretário de Assuntos Internos estão no grupo.

O caso foi uma saia-justa para as autoridades desta cidade que começa a aplicar, nesta sexta-feira, uma nova série de medidas restritivas para conter um pequeno surto local de contágios por ômicron.

Pessoas pegam comida para comer em casa em Hong Kong, em 7 de janeiro de 2021

Lam Yik/Reuters

Todos os que estiveram na festa foram classificados como contatos próximos das duas pessoas infectadas, e por isso precisam entrar em quarentena.

As pessoas farão quarentena em instalações oficiais do governo durante 21 dias.

Jornais locais afirmam que o evento foi organizado para celebrar o aniversário de Witman Hung, membro da Assembleia Popular Nacional da China, o mais alto órgão legislativo do país.

Embora a festa não tenha violado as regras então em vigor, as autoridades de saúde recomendaram, três dias antes, que os cidadãos evitassem grandes aglomerações e reuniões.

A líder de Hong Kong, Carrie Lam, disse que estava incomodada com a presença de funcionários de governo nessa festa de aniversário no dia 3 de janeiro. Para ela, isso não é um bom exemplo para o público, especialmente em um momento em que há um aumento de casos por causa da variante ômicron.

Na próxima quarta-feira, será a primeira sessão do conselho legislativo eleito sob um novo sistema imposto por Pequim, o qual eliminou todos os dissidentes da Câmara.

Além disso, Hong Kong, que segue a mesma estratégia de "covid zero" da China e impõe quarentenas de 21 dias a quase todos os passageiros estrangeiros, acaba de aplicar restrições de horário a restaurantes e o fechamento de bares, academias, ou museus, devido a um pequeno surto local.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab