Quase 8 mil pessoas já foram presas em protestos no Cazaquistão

Por Rogerio Magno em 10/01/2022 às 08:49:00
Outras 164 pessoas — incluindo 3 crianças — morreram nas manifestações, que começaram após o governo praticamente duplicar o preço dos combustíveis. Policial de choque armado detém dois manifestantes em Almaty, no Cazaquistão, no sábado (8).

Vasily Krestyaninov/AP

Autoridades do Cazaquistão anunciaram nesta segunda-feira (10) que quase 8 mil pessoas já foram detidas pela polícia durante os maiores protestos na ex-república soviética desde a sua independência, há 30 anos.

Outras 164 pessoas — incluindo 3 crianças — morreram nas manifestações, que começaram após o governo praticamente duplicar o preço dos combustíveis. Os atos cresceram, se espalharam pelo país e foram duramente reprimidos pelo governo.

Compartilhe esta notícia no WhathsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Mas as pessoas continuaram nas ruas e, em meio à violência, manifestantes incendiaram a prefeitura de Almaty, maior cidade e capital econômica do Cazaquistão, e chegaram a tomar o aeroporto da cidade.

VEJA TAMBÉM: Entenda as manifestações no Cazaquistão

Homem caminha em frente à Prefeitura de Almaty, a maior cidade do Cazaquistão, que foi incendiado durante protestos desencadeados pelo aumento do preço do combustível e que culminaram na queda do governo, em 6 de janeiro de 2022

Pavel Mikheyev/Reuters

Pessoas passam por carros queimados após confrontos entre manifestantes e forças de segurança em uma rua de Almaty, no Cazaquistão, na sexta-feira (7)

Vasily Krestyaninov/AP

O Ministério do Interior do Cazaquistão informou que 7.939 pessoas foram detidas em todo o país, e as autoridades declararam um dia de luto pelas vítimas.

O presidente Kassym-Jomart Tokayev afirmou nesta segunda que os eventos da semana passada foram uma "agressão terrorista" contra o país. Na sexta, ele havia autorizado a polícia a "atirar para matar sem aviso prévio".

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab