Hackers paralisam presídio nos Estados Unidos

Por Rogerio Magno em 13/01/2022 às 11:59:00
Cibercriminosos conseguiram entrar na semana passada no sistema que controla os servidores e os acessos à internet do presídio do condado de Bernalillo, no Novo México, Cibercriminosos invadiram uma penitenciária dos Etsados Unidos

Simon Stratford/Freeimages

A ação de hackers paralisou completamente uma penitenciária dos Estados Unidos, ao bloquear as câmeras de segurança, obrigando confinar os detentos em suas celas, segundo documentos oficiais.

Os hackers conseguiram entrar na semana passada no sistema que controla os servidores e os acessos à internet do presídio do condado de Bernalillo, no Novo México, no sudoeste americano.

O ataque inclusive desativou brevemente as portas automáticas da prisão, forçando o pessoal a abrir e fechar as grades manualmente, quando os presidiários iam para o chuveiro ou caminhar.

LEIA MAIS

Ransomware: entenda como o vírus é usado em extorsões e saiba como se proteger

"A falta de videovigilância suscita uma inquietação real para a segurança do pessoal e dos detentos", quando estão fora de suas celas, diz o documento, transmitido a uma corte local em 6 de janeiro.

Consequentemente, "os detentos estão temporariamente em suas celas" e privados de atividades, exceto para cuidados médicos.

O hackeamento não só afetou a prisão, mas outros serviços públicos do condado de Bernalillo, o mais populoso do Novo México, na região de Albuquerque.

Em um comunicado de 10 de janeiro, o condado explicou a seus cidadãos que continuava afetado por "problemas informáticos" relacionados com o ataque, que impedem, por exemplo, a entrega de certidões de casamento, a inscrição em listas eleitorais ou o registro de transações imobiliárias.

Consultadas pela agência de notícias AFP, as autoridades locais não responderam imediatamente.

Nenhum detalhe sobre a identidade dos hackers ou a natureza de suas exigências foi informado.

O ransomware é um tipo de vírus que impede o acesso às informações armazenadas em um dispositivo por meio da criptografia – um embaralhamento de dados, que exige uma chave para desbloquear os dados.

Com isso, os cibercriminosos pretendem forçar a vítima a pagar um resgate para obter a tal chave e recuperar o acesso ao sistema.

Segundo relatório do Departamento do Tesouro americano, cerca de US$ 590 milhões em resgates relacionados com este tipo de ataque foram registrados no primeiro semestre de 2021 por estabelecimentos financeiros que operam nos Estados Unidos.

O volume supera em 42% o montante registrado em todo o ano de 2020, o que ilustra a aceleração do fenômeno.

VÍDEO: Ransomware - entenda como vírus é usado em extorsões

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab