Candida auris: entenda o que é o fungo que causou surto no Nordeste

Por Rogerio Magno em 14/01/2022 às 04:30:17

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relatou o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil. O último caso foi registrado em um hospital no estado de Pernambuco. A identificação do fungo foi realizada no Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz (Lacen), na Bahia.

O laboratório baiano realizou uma série de análises usando um método que utiliza ionização para diagnosticar o fungo de maneira rápida e eficaz. Além do caso confirmado, ainda há um outro caso suspeito, que está em investigação laboratorial.

Por que é um surto?

Mesmo com apenas um caso confirmado, a Anvisa esclarece que pode-se considerar que há um surto do fungo Candida auris no Brasil. A definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária”, disse a agência em comunicado.

Como o Candida auris é novo na epidemiologia brasileira, mesmo sendo apenas um caso, por definição, o país enfrenta um surto de infecções pelo fungo. Desde a identificação do caso suspeito, o hospital pernambucano adotou uma série de precauções para evitar que o surto se amplie.

Diversas autoridades de saúde já foram notificadas sobre o surto para tomarem ações de vigilância, monitoramento, prevenção e controle foram intensificadas. Foi montada, inclusive, uma força-tarefa com uma série de instituições, incluindo universidades, para monitoramento do fungo.

O que é a Candida auris

A infecção por Candida auris é resistente a medicamentos e pode ser fatal. Estima-se que entre 30% e 60% dos pacientes infectados com o fungo acabam indo a óbito. Porém, os números podem variar com base em alguns aspectos, como a gravidade da doença e a resistência do patógeno a tratamentos.

Leia mais:

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Anvisa já confirmou 18 casos de infecções pelo fungo em três surtos diferentes. Além do surto atual, em Pernambuco, foram relatados outros dois surtos em Salvador. Ao todo, foram 16 casos na capital baiana, com dois mortos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab