Neva em Pequim a 2 semanas do início da Olimpíada de Inverno

Por Rogerio Magno em 20/01/2022 às 07:50:02
Frio intenso é comum no inverno na capital chinesa, mas a neve é mais rara, pois a cidade é extremamente seca. Por isso os Jogos Olímpicos dependerão quase inteiramente de neve artificial. Mulher usa 'pau de selfie' para tirar foto em frente a uma instalação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, em um dia de neve na capital da China, em 20 de janeiro de 2022

Jade Gao/AFP

Uma nevada caiu sobre Pequim nesta quinta-feira (20), cobrindo suas ruas de branco a duas semanas do início dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022, que serão realizados na capital da China de 4 a 20 de fevereiro.

Compartilhe esta notícia no WhatsAspp

Compartilhe esta notícia no Telegram

A temperatura caiu para -9ºC na megacidade de quase 22 milhões de habitantes, e a neve cobriu ruas, prédios e instalações olímpicas, enquanto os pedestres faziam o possível para chegar ao trabalho.

O frio intenso é comum no inverno em Pequim, mas a neve é mais rara, pois a cidade é extremamente seca.

Por isso os Jogos Olímpicos dependerão quase inteiramente de neve artificial. Os locais usam sistemas de fabricação de neve que monitoram a temperatura e a umidade para maximizar a produção.

Pessoas caminham em área coberta de neve do lado de fora do Estádio Nacional de Pequim, também conhecido como Ninho de Pássaro, onde serão realizadas as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 na capital da China, em 20 de janeiro de 2022

Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Os organizadores afirmam que as máquinas de neve usam energia renovável e não prejudicarão os ecossistemas das montanhas e que a água usada retornará para os reservatórios na primavera, quando a neve derreter.

Especialistas dizem, porém, que a dependência da neve artificial coloca em xeque o compromisso de Pequim com Jogos "verdes".

Em janeiro do ano passado, a temperatura na capital chinesa atingiu o nível mais baixo em mais de 50 anos, mas sem neve e com muito pouco gelo. Os termômetros chegaram a -19,6ºC, a menor temperatura desde 1966 (quando bateu -27,4ºC).

VEJA TAMBÉM:

Mundo bate novo recorde diário com 3,79 milhões de casos de Covid

Biden completa 1 ano de mandato lutando contra Covid, inflação e baixa popularidade

Presidente dos EUA admite que inflação e Covid são as maiores preocupações no país

Análise: Em 1 ano, Biden gerou mais frustrações do que entusiasmo

Pessoas brincam na neve em parque perto da Torre Olímpica, a poucas semanas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, na capital da China, em 16 de janeiro de 2022

Carlos Garcia Rawlins/Reuters

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab