Faxina em Marte: Nasa conclui limpeza de tubo de coleta entupido do rover Perseverance

Por Rogerio Magno em 25/01/2022 às 17:09:15

“Quando você se depara com um desafio, às vezes é melhor dar um passo atrás e sacudi-lo”, diz o post no Twitter da missão Perseverance. “Eu me virei em algumas rochas próximas para ficar inclinado, e fiz uma torção com um pé. Em algum lugar ao longo do caminho eu sacudi as outras duas pedras no meu sistema de amostragem. De volta à [missão] #SamplingMars em breve”.

De acordo com a Nasa, a equipe responsável pelo robô trabalhou metódica e minuciosamente, atingindo de imediato um bom progresso na compreensão do melhor caminho a seguir para a resolução do problema.

A implementação das etapas iniciais de recuperação logo alcançou o primeiro sucesso: as duas pedras superiores foram ejetadas do carrossel de brocas durante um procedimento de teste.

Uma parte de uma amostra de rocha cored é ejetada da broca percussiva rotativa no rover Perseverança Mars da NASA. As imagens foram coletadas pelo instrumento Mastcam-Z do rover em 15 de janeiro de 2022.
Uma parte das amostras sendo ejetada da broca percussiva-rotativa no rover. As imagens foram coletadas pelo instrumento Mastcam-Z
Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS.

Na segunda-feira (17), a câmera WATSON, instrumento científico do rover, fez imagens do carrossel de brocas e suas pedras — e também fotografou o solo sob o robô para estabelecer exatamente o que estava lá embaixo antes de qualquer estratégia de recuperação ser aplicada. 

“Mais tarde, no mesmo dia, rodamos o carrossel cerca de 75 graus antes de devolvê-lo à sua posição original. As imagens da WATSON mostraram que as duas pedras superiores foram ejetadas durante o processo”, revelou a Nasa no comunicado. 

Segundo os cientistas da agência, no dia seguinte, eles receberam o segundo conjunto de imagens do solo abaixo do rover, que mostram duas novas pedras. Isso quer dizer que as pedras ejetadas do carrossel foram depositadas de volta na superfície de Marte como planejado.

Leia mais:

Desafios inesperados fazem parte das missões a Marte

Ainda de acordo com a Nasa, as outras duas pedras, localizadas no fundo do carrossel, ainda permaneciam. “É interessante notar que alguns dos testes iniciais realizados na Terra indicam que a localização das duas pedras restantes pode não representar um problema significativo com a operação do carrossel, mas estamos continuando a análise e testes para confirmar isso”.

“Como todas as missões a Marte, tivemos alguns desafios inesperados”, disse a Nasa em comunicado na semana passada. “Esperamos o mesmo resultado desta vez — ao tomar medidas incrementais, analisar resultados e seguir em frente, planejamos resolver totalmente esse desafio e voltar à exploração e amostragem na Cratera Jezero”.

No entanto, segundo o que diz o tweet da missão postado nesta segunda-feira, parece que até essas duas últimas pedrinhas foram removidas com sucesso.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab