Stephen Breyer, juiz mais antigo da Suprema Corte dos EUA, vai se aposentar, diz imprensa

Por Rogerio Magno em 26/01/2022 às 15:44:21
Magistrado é um dos três representantes de orientação liberal da mais alta corte americana; se confirmada sua saída, Joe Biden poderá cumprir com a promessa de campanha de indicar uma mulher negra para o posto. Juiz Stephen Breyer em foto de 13 de fevereiro de 2017

Steven Senne/AP/Arquivo

Juiz Stephen Breyer em foto de 13 de fevereiro de 2017

Steven Senne/AP/Arquivo

Stephen Breyer, o juiz mais antigo da Suprema Corte dos Estados Unidos, vai se aposentar em breve, segundo diferentes reportagens da imprensa americana publicadas nesta quarta-feira (26).

O magistrado de 83 anos é um dos três representantes de orientação liberal da mais alta corte americana – que tem maioria conservadora.

Segundo o jornal "The New York Times", Joe Biden deverá anunciar a saída de Breyer na próxima quinta-feira (27) em discurso na Casa Branca.

O anúncio da aposentadoria foi dado, pela primeira vez, por reportagem da emissora americana NBC, citando fontes próximas ao juiz.

Com a aposentadoria de Breyer, será possível que o democrata possa cumprir com a promessa de campanha de indicar uma mulher negra para o posto, segundo a agência Associated Press.

A saída do juiz liberal não alteraria a disposição das cadeiras da Suprema Corte que tem maioria conservadora (6 para 3).

Breyer é membro da Suprema Corte dos EUA desde 1994, quando foi indicado pelo então presidente Bill Clinton.

Após a morte da juíza Ruth Bader Ginsburg em 2020, e a indicação de Amy Coney Barrett pelo presidente Donald Trump, Breyer vinha sendo pressionado a se aposentar pelos liberais.

Isso porque, com o Partido Democrata controlando a maioria do Senado, seria possível garantir que seu assento continuasse a ser ocupado por um representante de mesma orientação.

No governo de Barack Obama, Breyer e Ginsburg também foram pressionados por liberais a abandonar o cargo – e assim garantir a manutenção de seus assentos entre os democratas –, mas se recusaram.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab