Descubra 5 dicas para destravar o Touchscreen do seu celular

Por Rogerio Magno em 26/01/2022 às 20:14:33

Sabe quando você clica na tela do seu smartphone e nada de obter uma resposta? Existem diversas causas para problemas no touchscreen e muitos incômodos podem ser resolvidos com atitudes rápidas e certeiras, como uma simples reinicialização do seu aparelho. Há outras mais sérias que geralmente necessitam de um reparo em uma assistência especializada. O importante é que sempre há uma alternativa para resolver a pendência, ou seja, vale a pena seguir essas cinco dicas que separamos especialmente para você!

1. Reinicie o dispositivo

Pode parecer bobagem, mas não é. Ao reiniciar o seu dispositivo, o software faz um procedimento conhecido como ciclo de energia.

Assim, ligando após 10 minutos, muitas vezes pequenos erros são reparados automaticamente, como uma falta de sensibilidade na tela.  

2. Remova a película de vidro

Muitas vezes, algumas películas de vidro geram problemas na tela e afetam o touchscreen. Caso você esteja enfrentando essa situação, uma boa dica é remover a película, retirando o case de proteção. 

Em muitos casos, essa iniciativa funciona e o touchscreen volta a funcionar. É importante ter cautela na remoção. Uma paleta de violão ajuda no procedimento. 

3. Verifique o uso da memória RAM

Android

A capacidade de resposta do touch depende em grande escala da memória do dispositivo. Por isso, se o seu smartphone estiver com a memória lotada, é bem provável que ocorram problemas com o touchscreen. Veja como liberar espaço no seu aparelho.

Passo a passo para liberar espaço na memória RAM

  1. Clique em configurações

2. Acesse o botão Assistência do aparelho e bateria. Vá em memória.

3. Aí você pode limpar cada aplicativo existente no seu aparelho, um por um.

4. Em cada aplicativo, clique em forçar parada, como mostra a imagem abaixo.

iOS

1. Clique em ajustes e vá ao botão Geral.

2. Clique no botão Toque

3. Em seguida, acesse AssistiveTouch

4. Ative o botão

5. Depois, volte para a tela inicial e vá em Ajustes, Geral e clique em Desligar.

Prontinho! Dessa maneira, a sua memória RAM terá espaço liberado, podendo ser uma solução para fazer o touchscreen voltar a funcionar.

4. Verifique o carregador

Quem utiliza carregadores falsificados corre um sério risco de danificar a sensibilidade da tela, principalmente no momento em que o aparelho estiver conectado na tomada.

Isso acontece porque a voltagem ou amperagem podem ser diferentes, trazendo problemas na tela sensível ao toque. A dica é remover o carregador e sempre priorizar acessórios originais.

5. Teste os pontos de contato

Sabendo-se que existem vários pontos de contato em uma tela touch, a dica é testá-los em diferentes áreas da tela do seu aparelho, com foco nas possíveis que estejam defeituosas.

Para isso, vale a pena instalar aplicativos que ajudam nesse teste. No Android, o Multi Touch Test é bem útil, enquanto no iOS recomendamos o Touchscreem Test. Caso nenhuma das possibilidades acima dê resultado, é hora de levar o seu smartphone a uma assistência técnica autorizada.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab