Grécia notifica 1° caso de Covid-19 em ilha grega com superlotação de migrantes

Por Rogerio Magno em 13/08/2020 às 18:05:19
O Ministério das Migrações grego informou nesta quinta-feira (13) sobre um primeiro caso do novo coronavírus em um dos campos de migrantes das ilhas gregas, que abriga quase 4 mil refugiados. Mulher almoça em colina ao lado do campo de refugiados de Vial, na ilha de Chios, na Grécia, em foto de 10 de dezembro de 2019

Louisa Gouliamaki/AFP

O Ministério das Migrações grego informou nesta quinta-feira (13) sobre um primeiro caso donovo coronavírus em um dos campos de migrantes das ilhas gregas, que abriga quase 4 mil refugiados.

A pessoa infectada com a Covid-19 é um iemenita de 35 anos, que se encontra no campo de Vial, na ilha de Chíos, disse uma fonte à agência AFP. "O homem foi colocado em quarentena no hospital local. Outras 30 pessoas estão sendo submetidas a testes", disse a mesma fonte.

Há mais de 3.800 pessoas alojadas no acampamento em Vial, mais de três vezes a capacidade planejada. Trata-se do primeiro caso de Covid-19 detectado em uma das cinco ilhas que abrigam migrantes no leste do mar Egeu.

Vários casos não fatais de Covid-19 foram detectados em acampamentos gregos de refugiados localizados no continente, incluindo 150 infectados em um hotel de migrantes no Peloponeso, em abril.

A notícia do primeiro caso de Covid-19 em uma ilha grega acontece um dia depois da Grécia registrar o maior número diário de infectados, com 262 contaminados.

Descumprimento de regras e toque de recolher

As autoridades atribuem esse aumento nas infecções ao não cumprimento das regras de distanciamento social em restaurantes, bares e locais públicos. A Grécia é tradicionalmente um dos destinos de viagem preferidos pelos europeus durante o verão no Hemisfério Norte, em julho e agosto.

O governo grego anunciou esta semana um toque de recolher noturno para restaurantes e bares em alguns de seus principais pontos turísticos e novas restrições para viajantes e turistas que entram no país, que devem apresentar testes negativos para coronavírus, até 72 horas antes da chegada.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab