Ministério da Economia anuncia substitutos de secretários que pediram demissão

Engenheiro Diogo Mac Cord e atual presidente do Serpro, Caio Andrade, passarão a comandar áreas de privatizações e desburocratização, respectivamente. O Ministério [...]

Por Rogério Magno em 14/08/2020 às 06:09:14
Engenheiro Diogo Mac Cord e atual presidente do Serpro, Caio Andrade, passarão a comandar áreas de privatizações e desburocratização, respectivamente. O Ministério da Economia anunciou na noite desta quinta-feira (13) os substitutos de Salim Mattar e Paulo Uebel, secretários especiais que pediram demissão nesta terça (11).

O ministro Paulo Guedes indicou o engenheiro Diogo Mac Cord como novo secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, vaga que era de Salim Mattar.

Mac Cord já fazia parte da ala de secretários, mas comandava a área de Desenvolvimento da Infraestrutura do ministério. Segundo a nota divulgada, o engenheiro tem mestrado em administração pública em Harvard, especializações em investimentos em infraestrutura e regulação do setor elétrico, além de passagens pelo setor privado.

Já a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, antes chefiada por Paulo Uebel, passará ao comando do atual diretor-presidente do Serpro, Caio Andrade. O Serpro é uma empresa pública de tecnologia de informação responsável, por exemplo, pela triagem dos cadastros do auxílio emergencial.

De acordo com o Ministério da Economia, Andrade é "empreendedor em tecnologia de informação, mercado imobiliário e agronegócio", com pós em administração e gestão em Harvard e mestrado na universidade de Duke.

"Liderou mais de 20 processos de M&A (fusões e aquisições). É fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer, organização auto sustentável que causa impacto positivo em quatro mil crianças e adolescentes por meio do esporte no semiárido baiano", diz o currículo divulgado pela pasta.

Com a saída de Andrade, o Serpro passará a ser gerido pelo atual diretor Jurídico e de Governança e Gestão da empresa, Gileno Barreto.

'Debandada' na Economia

"Há uma debandada", admite Paulo Guedes após demissão de dois secretários

O pedido de demissão de Paulo Uebel e Salim Mattar, na terça, foi classificado pelo próprio ministro Paulo Guedes como uma "debandada". Segundo ele, os secretários manifestaram insatisfação com o ritmo lento de projetos centrais para as equipes que comandavam – respectivamente, a reforma administrativa e o pacote de privatizações.

"Se me perguntarem se houve uma debandada hoje, houve", disse Guedes. "Nossa reação à debandada que ocorreu hoje vai ser avançar com as reformas."

Sobre as privatizações, Guedes disse ter ouvido de Salim Mattar que o "estabilishment" comanda esforços contrários à venda dos ativos do governo.

"O que ele me disse é que é muito difícil privatizar, que o estabilishment não deixa a privatização, que é tudo muito difícil, tudo muito emperrado", declarou Guedes.

Em entrevistas na quarta, Salim Mattar confirmou a opinião. À GloboNews, ele afirmou que as privatizações dependem de "vontade política", e que deixou o cargo por não se adequar à "lentidão" do poder público.

Salim Mattar diz que deixa cargo por não se adaptar à 'lentidão' do Estado

Íntegra

Leia abaixo a íntegra de nota divulgada pelo ministério.

Nota à imprensa

Ministro da Economia indica novos secretários especiais

Secretários vão assumir as secretarias especiais de Desestatização, Desinvestimento e Mercados e de Desburocratização Gestão e Governo Digital

O ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou os nomes de Diogo Mac Cord para assumir a Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados e Caio Andrade para a Secretaria Especial de Desburocratização Gestão e Governo Digital.

Diogo Mac Cord é secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia. É engenheiro mecânico, mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard, onde se especializou em investimentos de infraestrutura, e doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), onde se especializou em regulação do setor elétrico. Foi professor e coordenador do MBA do setor elétrico da FGV Management e sócio-líder de governo e regulação da infraestrutura da KPMG no Brasil.

Caio Andrade é atual diretor presidente do Serpro. É empreendedor em tecnologia de informação, mercado imobiliário e agronegócio. Tem formação em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e mestrado em Administração de Empresas pela Duke University.

Liderou mais de 20 processos de M&A (fusões e aquisições). É fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer, organização auto sustentável que causa impacto positivo em quatro mil crianças e adolescentes por meio do esporte no semiárido baiano.

A presidência do Serpro será ocupada por Gileno Barreto, atual diretor Jurídico e de Governança e Gestão da empresa. É formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), pós-graduado e mestrando em Direito Tributário Internacional, e possui MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Possui vasta experiência em projetos de compliance, na redação de proposições legislativas, em planejamento tributário e suporte jurídico-tributário. Foi consultor de grandes empresas, acumulando uma experiência profissional de 25 anos.

O ministro agradece o trabalho realizado pelos secretários Salim Mattar e Paulo Uebel que deixaram os cargos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab