Cantora Lata Mangeshkar, ícone da cultura indiana, morre aos 92 anos

Por Rogerio Magno em 06/02/2022 às 07:19:14
Ela morreu de "falência de múltiplos órgãos, após mais de 28 dias de hospitalização por complicações da Covid", disse o médico Pratit Samdani, do Hospital Breach Candy de Mumbai. Lata Mangeshkar, em 1999, durante entrevista em Mumbai

SEBASTIÃO D'SOUZA / AFP Photo

Lata Mangeshkar, um dos maiores ícones culturais da Índia e cantora que definiu música e melodia para gerações de seus compatriotas, morreu neste domingo (6), aos 92 anos. Ela estava internada desde 11 de janeiro.

Mangeshkar morreu de "falência de múltiplos órgãos, após mais de 28 dias de hospitalização por complicações da Covid", disse o médico Pratit Samdani, do Hospital Breach Candy de Mumbai, informa a agência de notícias Reuters.

A voz de Mangeshkar esteve na televisão, no rádio e nos cinemas durante a maior parte dos três quartos de século da Índia independente. Ela influenciou muitas gerações e tinha o título de "o rouxinol".

"Estou angustiado além das palavras", escreveu o primeiro-ministro Narendra Modi .

"A gentil e carinhosa Lata Didi nos deixou", escreveu o primeiro-ministro, usando um termo carinhoso para a irmã mais velha. "Ela deixa um vazio em nossa nação que não pode ser preenchido. As próximas gerações vão se lembrar dela como um fiel da cultura indiana, cuja voz melodiosa tinha uma capacidade incomparável de hipnotizar as pessoas."

A cantora receberá um funeral de estado e o governo observará luto com a bandeira a meio mastro até segunda-feira (7), informou o Ministério do Interior.

Nascida em 1929 na Índia pré-independência, Mangeshkar começou a cantar na adolescência e, em uma carreira de 73 anos, cantou mais de 15.000 músicas em 36 idiomas.

Ela encantou os indianos com sua voz melodiosa e alcance, cantando tudo, desde canções patrióticas a românticas, tanto em filmes quanto em álbuns.

"Amor, respeito e orações", tuitou o músico indiano A R Rahman, vencedor do Oscar e do Grammy.

O mundo de Bollywood foi onde Mangeshkar deu os primeiros passos e depois fez seu nome.

Com formação clássica, Mangeshkar moldou sua voz às demandas de cantar para filmes de Bollywood.

Ela dominou a indústria cinematográfica hindi por quase cinco décadas até os anos 2000, junto com sua irmã mais nova Asha Bhosle.

Suas canções motivaram milhões de indianos durante as guerras com a China e o Paquistão a prestarem homenagem às forças de defesa. Algumas de suas canções são usadas como orações em templos, santuários e escolas.

A cantora Lata Mangeshkar em imagem de 2012

Arquivo / AFP Photo

'Voz, um presente de Deus'

"Minha voz é um presente de Deus", ela disse uma vez a um entrevistador. "Aprendi a emocionar através da minha voz. Quando cantava uma canção de ninar, me tornava mãe; quando era uma música romântica, eu era uma amante."

As únicas músicas que ela se recusou a cantar foram números de cabaré e músicas que tinham letras obscenas ou picantes, dizendo em entrevistas que não se encaixavam com seus valores pessoais. Mangeshkar.

Os detratores de Mangeshkar a acusaram de usar sua influência de Bollywood para limitar a entrada de recém-chegados. Sua influência foi tal que as autoridades de Mumbai em 2006 descartaram um viaduto planejado depois que ela se opôs que isso perturbaria sua privacidade.

Conhecida pela fala mansa e vestindo um saree, seu cabelo em duas tranças de colegial, Mangeshkar recebeu a mais alta honraria civil da Índia, a Bharat Ratna, em 2001. Ela foi premiada com a mais alta honraria civil da França, a Legião de Honra, em 2009.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab