Líder da Comissão Europeia e Angela Merkel criticam prisão de manifestantes na Belarus

Por Rogerio Magno em 14/08/2020 às 07:53:46
O líder da Belarus, Alexander Lukashenko, está no poder há 26 anos. Ele venceu eleições neste mês, mas a oposição afirma que houve fraude. Há protestos no país. A polícia passou a prender os manifestantes. A União Europeia pode sancionar a Belarus por isso. Manifestação em Minsk contra os resultados oficiais das eleições da Belarus, em 13 de agosto de 2020

Vasily Fedosenko/Reuters

A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu sanções à Belarus nesta sexta-feira (14). As forças de segurança do país reprimiram os protestos contra o líder Alexander Lukashenko, que reivindica vitória em uma eleição disputada recentemente.

O governo prendeu ao menos 6.700 pessoas e houve duas mortes nos protestos em Belarus, que têm sido violentamente reprimidos.

Mulheres protestam pelo fim da violência policial em Minsk, Belarus, nesta quarta-feira (12)

Vasily Fedosenko/Reuters

Von der Leyen falou antes das negociações de emergência entre os ministros das Relações Exteriores da União Europeia sobre a aplicação de sanções, o que exigiria unanimidade entre os 27 países do bloco.

Manifestantes são presos durante protestos após eleição presidencial em Belarus na noite deste domingo (9)

Sergei Grits/AP

"Precisamos de sanções adicionais contra aqueles que violaram os valores democráticos ou abusaram dos direitos humanos na Bielo-Rússia", disse von der Leyen em uma rede social.

Autoridades de Belarus confirmam morte de segundo manifestante em protesto

"Estou confiante de que a discussão de hoje dos Ministros das Relações Exteriores da UE demonstrará nosso forte apoio aos direitos das pessoas na Bielo-Rússia às liberdades fundamentais e à democracia."

Angela Merkel, chanceler da Alemanha, exige a libertação incondicional e imediata dos manifestantes detidos na Belarus durante protestos de rua, disse seu porta-voz nesta sexta-feira.

Manifestantes foram forçados a emitir um pedido de desculpas público para serem libertados. O governo faz um esforço para reprimir os protestos que representam o maior desafio até o momento para o governo de 26 anos de Lukashenko.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab