Você viu? Popularidade de Bolsonaro cresce, vacina russa, queimadas na Amazônia, Romero Britto e mais notícias da semana

Por Rogerio Magno em 15/08/2020 às 04:33:58
Leia seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 10 a 14 de agosto. Veja, abaixo, a seleção de notícias da semana de 10 a 14 de agosto no G1. Entre os principais temas, estão:

Cresce a popularidade de Bolsonaro

Vacinas contra a Covid-19 (incluindo a russa)

Tentativas de retomar a rotina no Brasil (e o caso das máscaras gigantes no Amazonas)

Temporada de fogo na Amazônia (e o presidente dizendo que 'essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira')

Romero Britto frustrado diante da obra despedaça

+ Frases e imagem da semana

Datafolha: sobe a popularidade de Bolsonaro

Aprovação de Bolsonaro sobe para 37%, a melhor do mandato, e reprovação cai para 34%

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu sua melhor avaliação desde o início do mandato, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" no final da noite desta quinta-feira (13).

A pesquisa indica alta no número de eleitores que consideram o governo ótimo ou bom (aprovação ao governo) e queda entre os que veem o governo como ruim ou péssimo (reprovação). Os percentuais da pesquisa são:

Ótimo/bom: 37%

Regular: 27%

Ruim/péssimo: 34%

Não sabe/não respondeu: 1%

Essa taxa de aprovação de 37% é a maior já registrada desde o início do mandato de Bolsonaro.

CRISTIANA LÔBO: auxílio emergencial de R$ 600 e postura mais suave turbinam aprovação

JULIA DUAILIBI: avanço em setores resistentes e recuperação entre os que apoiavam

'Medidas que o governo tomou para combater a pandemia surtiram efeito', diz Mourão

O caso Queiroz

Gilmar Mendes mantém prisão domiciliar de Fabrício Queiroz e mulher

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu um habeas corpus para restaurar a prisão domiciliar de Fabrício Queiroz e da mulher, Márcia Aguiar. Os dois são investigados pelo Ministério Público do Rio por suposta participação no esquema de rachadinha no gabinete do então deputado estadual e atual senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A decisão de Mendes atende a um pedido da defesa de Queiroz e ocorre um dia após o ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), revogar a prisão domiciliar concedida ao casal.

E a vacina russa?

Putin anuncia que Rússia é o 1º país a registrar vacina contra o novo coronavírus

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (11) que a Rússia é o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus. Chama-se Sputnik V – sim, o nome é referência à corrida espacial (como mostra o vídeo abaixo). Mas calma: sabe-se pouco sobre a eficácia dessa vacina – e ela vem sendo questionada por especialistas internacionais.

O que se sabe sobre a vacina russa contra o coronavírus e por que desperta dúvidas

Vídeo: divulgação da vacina russa remete à corrida espacial

Acordo entre Rússia e Paraná

Paraná assina carta de intenções com laboratório russo que produzirá vacina contra Covid

O Paraná e a Rússia assinaram nesta quarta-feira (12) um documento para o desenvolvimento da vacina contra o coronavírus Sputnik V. Vai ser criado um grupo de trabalho para que a Rússia compartilhe com o Governo do Paraná e com o governo federal os resultados das fases 1 e 2 dos estudos da vacina. A previsão é que a fase 3 ocorra no estado.

O que diz o ministro da Saúde sobre a vacina?

Pazuello diz que dados sobre vacina russa são 'incipientes'

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (13) que os dados sobre a vacina russa contra o novo coronavírus ainda são incipientes e que a melhor opção continua sendo a vacina de Oxford, batizada de ChAdOx1 (veja mais no vídeo abaixo).

Anvisa autoriza segunda dose da vacina de Oxford para voluntários brasileiros

Tem também a vacina chinesa

SP vai receber 15 milhões de doses de vacina já no fim de 2020, diz diretor do Butantan

O Instituto Butantan receberá 15 milhões de doses da vacina chinesa, chamada CoronaVac, até o final deste ano. Ela está sendo produzido na China e será enviada de forma fracionada a partir de outubro.

A resposta 'robusta' da vacina da BioNTech e da Pfizer

Amostras de sangue de pacientes são vistas em um teste de vacinas contra a Covid-19 na Flórida no dia 7 de agosto.

Joe Raedle/Getty Images/AFP

A vacina BNT162b1, uma das candidatas contra a Covid-19 e feita pelas farmacêuticas BioNTech e Pfizer, induziu uma resposta imune "robusta" e não teve efeitos colaterais graves em voluntários adultos, mostram resultados preliminares publicados nesta quarta-feira (12) na revista científica "Nature", uma das mais importantes do mundo.

E o Brasil ainda com elevado ritmo de contágio

Brasil piora no número de mortes pela Covid-19 por milhão de habitantes

Mesmo com mais de 100 mil mortos por Covid-19 no Brasil, o governo tem argumentado que o país tem "um dos menores índices de óbitos por milhão entre as grandes nações". A afirmação não é verdadeira. A taxa do Brasil está entre as piores do mundo – e, como as mortes continuam em ritmo alto, o país está piorando nesse ranking...

ESPECIAL: Brasil, 100 mil mortes

ESTADOS: mortes e casos

MAPA: do coronavírus no Brasil

A avó de Michelle Bolsonaro morreu de Covid-19

Avó de Michelle Bolsonaro morre por complicações da Covid-19

O vírus continua fazendo muitas vítimas por aqui, caso da avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro. Maria Aparecida Firmo Ferreira morreu, aos 80 anos, na madrugada desta quarta-feira (12), no Hospital Regional de Ceilândia, no Distrito Federal. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 3 de julho.

E João Doria anunciou que está com a doença

'Absolutamente assintomático', diz Doria sobre resultado do teste de Covid-19

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (12) que está com Covid-19. Ele é o 11º governador a se contaminar com a doença. Doria disse que não tem sintomas e se sente bem. A primeira-dama, Bia Doria, e o secretário municipal da Educação, Bruno Caetano, também foram diagnosticados com coronavírus.

Alguns lugares tentam retomar a rotina

Mais de 100 mil alunos da rede pública de Manaus voltam às aulas nesta segunda

Cerca de 110 mil alunos da rede pública estadual de Manaus retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (10), após cinco meses de suspensão das atividades.

Mas nem tudo saiu como planejado...

Tamanho de máscara distribuída pelo governo viralizou nas redes sociais.

Reprodução/Redes Sociais

Mas a retomada em Manaus foi marcada por deboche de alunos, o que rendeu fotos e memes em redes sociais. Um estudante brincou com o tamanho da máscara fornecida pelo governo, que dava para cobrir o rosto inteiro. Dias depois, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) admitiu que houve falha na entrega de alguns itens e afirmou que novos (e menores) modelos deverão ser providenciados.

Governo do Amazonas anuncia troca de máscaras 'gigantes'

Fogo no Pantanal e na Amazônia

Fumaça encobre o céu de Cuiabá

É temporada de fogo no Pantanal e na Amazônia – veja acima como ficou o céu de Cuiabá, coberto por fumaça. A cidade foi atingida na quinta-feira (13) por causa de um incêndio na área urbana que demorou cerca de 7 horas para ser combatido. O fogo no Pantanal mato-grossense, que começou há pouco mais de duas semanas, também contribuiu para o cenário.

Incêndio devasta o Pantanal e queima cobras, jacarés e lagartos

Carcaça de jacaré após animal não conseguir escapar de chamas no Pantanal de MS.

Silas Ismael/Arquivo Pessoal

Mas Bolsonaro disse que Amazônia não arde em fogo

Bolsonaro diz que Brasil tem política de "tolerância zero" para crimes ambientais

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (11) que o Brasil recebe críticas de outros países pelo desmatamento na Amazônia porque é "potência no agronegócio".

"Essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira. E nós devemos combater isso com números verdadeiros. É o que estamos fazendo aqui no Brasil", disse o presidente.

Mas, de agosto de 2019 até o dia 31 de julho deste ano, houve alerta de desmatamento de 9.205 km² de área da floresta, uma área mais que seis vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Entre agosto de 2018 e julho de 2019, esse número tinha ficado em 6.844 km².

Bolsonaro participa de reunião com representantes de sete países que integram a Amazônia

O planeta está mais quente

Foto, de junho de 2019, mostra cachorros puxando trenó com as patas submersas na água de gelo derretido no noroeste da Groenlândia

Steffen M. Olsen/Centre for Ocean and Ice at the Danish Meteoroligical Institute via AP

Um relatório elaborado por cientistas do mundo inteiro e publicado na quarta-feira (12) mostra que a década de 2010 a 2019 foi a mais quente da história do planeta e que o ano passado esteve entre os três mais quentes já registrados desde o século 19.

Romero Britto surpreso (com a própria obra destroçada)

Romero Britto se surpreende com mulher quebrando obra na frente dele

Romero Britto se surpreendeu com uma mulher que quebrou uma das obras do artista plástico – e na frente dele. Em um vídeo compartilhado na internet, uma mulher lança ao chão a peça de porcelana Big Apple antes de gritar: "Nunca vá a meu restaurante nem ofenda minha equipe, mas nunca. Eu te respeitava".

Mulher reclamou que Romero Britto pediu desconto em refeição de US$ 8 e desrespeitou funcionários

Veja memes de obra quebrada por mulher aos gritos

Agora, as frases...

"Seguramente integrante do grupo criminoso, em razão da sua raça, agia de forma extremamente discreta os delitos e o seu comportamento, juntamente com os demais, causavam o desassossego e a desesperança da população, pelo que deve ser valorada negativamente (sic)" – Inês Marchalek Zarpelon, juíza da 1ª Vara Criminal de Curitiba que citou a raça do réu na condenação de Natan Vieira da Paz, de 42 anos, a 14 anos e 2 meses de prisão

"Passei o dia todo refletindo. E depois de refletir tanto, refaço o meu pedido de desculpas. Aproveitei pra aprender mais sobre o assunto" – Marília Mendonça, cantora, sobre a piada transfóbica durante live

"Sou um animal da iniciativa privada, eu não me adaptarei às coisas do Estado: a lentidão, a burocracia" – Salim Mattar, responsável pelas privatizações no governo Bolsonaro, ao justificar sua saída do Ministério da Economia

"A atitude que ela fez eu perdoo, mas é lamentável" – Jeferson de Lima, dono de uma barraca de lanches, sobre a cliente que foi flagrada colocando cabelo no cachorro-quente para não pagar (ela não se ligou que Jeferson é careca...)

"Mais de R$ 5 milhões. Assim, mas não chegou a 10 [milhões] ainda, não. Mas essa faixa, 6 milhões, alguma coisa assim" – Cássio Sampaio, autor de "Balada (Tchê Tchê Rere)", sobre o quanto o hit rendeu a ele

"Os conselheiros do presidente que estão aconselhando a pular a cerca e furar teto vão levar o presidente para uma zona sombria, uma zona de impeachment, de irresponsabilidade fiscal" – Paulo Guedes, ministro da Economia, sobre os rumores de manobra para o governo não cumprir o teto de gastos

"A gente vai discutir isso numa live? Te amo, filhão, boa noite" – Ivete Sangalo, ao expulsar o filho, Marcelinho, de uma live

...e a imagem da semana

Imagem aérea de vazamento de óleo nas Ilhas Maurício, em 6 de agosto de 2020

Stringer/AFP

Os moradores das Ilhas Maurício estão usaram cilindros permeáveis de cabelo e folhas para tentar limpar o óleo que vazou de um navio japonês encalhado em uma praia do arquipélago no Oceano Índico.

Finalmente, teste seus conhecimentos...

...e faça o Quiz de notícias da semana do G1.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab