SpaceX prepara montagem de torre de lançamento para a primeira plataforma da Starship na Flórida

Por Rogerio Magno em 16/02/2022 às 23:04:02

Imagens indicam preparação das fundações e ferragens de base

Apenas dois anos depois as obras finalmente foram retomadas. O CEO da empresa, Elon Musk, havia anunciado o reinício em 3 de dezembro de 2021 e, em questão de semanas, os remanescentes da antiga plataforma de lançamento Starship foram sucateados e removidos. 

Desde então, salvo para vistas aéreas ocasionais de longa distância, tem sido quase impossível documentar o progresso, mas as exibições dos webcasts da SpaceX dos lançamentos do Falcon 9 do Pad 39A mostraram que a empresa está focada principalmente na preparação de fundações.

No início deste mês, um sobrevoo em uma instalação Spacex diferente revelou os primeiros sinais claros de preparação para a montagem das ferragens da base.

Segundo o site Teslarati, embora despretensiosos, os pequenos conjuntos de fundações quadradas recentemente construídas no novo centro de armazenamento, reforma e processamento da Roberts Road Falcon da SpaceX são praticamente idênticos às fundações onde os empreiteiros montaram a primeira torre de lançamento da Starship no sul do Texas.

Leia mais:

Cada seção concluída – medindo cerca de 12m de comprimento e largura e 18m de altura – foi então transportada até o local de lançamento, onde um guindaste os empilhou.

Percebe-se que a SpaceX construirá a torre de lançamento da Starship em sua instalação da Roberts Road e transportará as seções para a plataforma para montagem. A SpaceX deverá fazer o mesmo com praticamente todo o hardware de plataforma transportável, incluindo os braços da torre e o suporte de lançamento.

No mês passado, planos de desenvolvimento indicando que a SpaceX pretende construir dois imensos edifícios semelhantes a armazéns para preencher o resto do ambiente foram publicados por uma agência de notícias local. 

SpaceX planeja uma Starbase na Flórida igual ou melhor do que a do Texas?

Eles teriam coletivamente mais espaço coberto do que toda a fábrica do sul do Texas onde todas as Naves Estelares são construídas atualmente. 

Durante uma apresentação de atualização feita na semana passada, Musk confirmou que a SpaceX construirá e lançará Starships fora da Flórida, mas garantiu que aquela instalação será uma nova fábrica da Starship.

Imagens de satélite divulgadas recentemente indicam que a SpaceX começou a nivelar a parte inacabada da Roberts Road, provavelmente abrindo caminho para o início dos trabalhos de fundação em um futuro próximo. 

Considerando tudo, resta saber se a SpaceX realmente replicará a Starbase de Boca Chica no Centro Espacial Kennedy ou – assim como a empresa atualiza sistematicamente seus foguetes – se a nova fábrica da Starship vai representar um upgrade com uma ampla gama de melhorias e refinamentos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab