Covid-19 afeta os testículos e causa infertilidade, aponta estudo

Por Rogerio Magno em 25/02/2022 às 04:14:30

Apesar de ser uma doença essencialmente respiratória e atingir com mais força pulmões e vias aéreas, a Covid-19 afeta outros órgãos do corpo humano. Entre as partes afetadas, nos homens, estão os testículos. Por conta disso, a Covid-19 foi apontada como causadora de infertilidade e diminuição da libido.

Um estudo, realizado na Universidade de Hong Kong, na China, com modelos animais, mostrou que hamsters infectados pelo vírus da Covid-19 sofreram mais com infertilidade e diminuição da libido. As complicações foram observadas em infecções tanto pela variante delta, quanto pela ômicron.

Diminuição da contagem de espermatozóides

Entre as características apresentadas pelos animais infectados, estão quedas acentuadas na contagem de espermatozóides e nos níveis de testosterona. Além disso, os animais também tiveram uma redução no tamanho e no peso dos testículos.

Outro ponto de atenção foi o surgimento de inflamações e hemorragias agudas nos testículos, e a morte de tecidos nos túbulos seminíferos, que são responsáveis pela produção de espermatozóides. Segundo a equipe, o vírus também pode diminuir o desejo sexual e a subfertilidade entre os homens.

Leia mais:

Os pesquisadores afirmaram que os quadros de degeneração, inflamação e morte do tecido dos testículos tendem a ocorrer entre sete dias e quatro meses após a infecção. Contudo, a vacinação foi em evitar esses tipos de complicação, de acordo com o estudo.

OMS pede cautela

OMS pediu cautela na avaliação de estudos que apontem consequências mais graves da Covid-19. Crédito: OMS/Divulgação

Apesar de diversos estudos apontarem consequências bastante graves da Covid-19, como a inflamação nos testículos, diminuição da libido e infertilidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu cautela na observação dessas pesquisas.

De acordo com funcionários da organização, estudos como o realizado na Universidade de Hong Kong têm um excesso de críticas na busca de sinais de gravidade das infecções. Os membros da entidade defendem que o nível de gravidade em ambiente de laboratório é muito diferente do mundo real.

Via: Live Mint

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab