Com uma alta de 48,41% no comparativo entre 2021 e 2020, o comércio eletrônico está em plena expansão no Brasil e grande parte do sucesso é por conta dos investimentos das empresas na experiência dos clientes. As entregas estão cada vez mais dentro dos prazos, sempre mantendo a qualidade dos produtos. Inclusive, as grandes do setor, como Mercado Livre, já anunciam expansões e novos investimentos, principalmente na logística. Assim, o setor está se consolidando no Brasil, gerando empregos e renda.
Como o carnaval será sem tamborins e desfiles na maioria das cidades brasileiras em razão da pandemia, existe uma expectativa de cumprimento das entregas nos próximos dias, evidenciando o crescimento do e-commerce.
Acompanhando as novidades no setor, o engenheiro e especialista em logística, Antonio Wrobleski, acredita que ainda há muitos gargalos a serem vencidos, mas que o país está no caminho certo para se consolidar nas vendas online.
Antonio Wrobleski: Literalmente, o Brasil foi e está sendo atropelado pelo crescimento exponencial do mercado online, isso se deve principalmente em razão da pandemia, que obrigou, jogou todo mundo no ter que fazer o delivery, ter que fazer ou morrer, muitas empresas infelizmente não aguentaram e morreram.
Se você pensar em termos de infraestrutura geral, nada foi feito que pudéssemos dizer que melhorou nossa infraestrutura, que ela está mais pronta, o que aconteceu, foram iniciativas muito focadas e particulares de empresas que passaram a adotar e desenvolver sistemas e que passaram a ancorar muito nas “fintechs” que foram nascendo das necessidades.
AW: Não terão problemas, e não acredito que teremos tantas pessoas em casa ávidas por comprar, o crescimento monstruoso que ocorreu, foi pontual, acredito que A partir desse e para os próximos cinco anos o crescimento será significativo, será ainda na faixa de dois dígitos, mas não vai acontecer um “boom” como aconteceu de 2019 para 2020/21.
Efetivamente não existe uma preocupação se as pessoas irão ou não comprar mais durante o carnaval, se vai demandar mais entregas, a grande maioria das empresas tem estoques e equipamentos preparados para despacho e estarão trabalhando normalmente e não existe uma expectativa de crescimento de vendas neste período, só porque as pessoas estarão em casa durante o carnaval.
AW: A logística no carnaval pode variar, quem depende só de correios, para a última milha, tem uma situação, quem tem frota ou equipe própria tem outra situação, no Brasil sempre foi assim e será pelos próximos anos, as cidades maiores tem suas particularidades, as menores outras, mas todos trabalham em um conceito de D+1 e D+2 e não foge muito disso, hoje o Brasil é atendido no máximo pelo D+4, que é o dia do despacho, mais quatro dias, não haverá nada fora dessa curva.
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AW: O mercado está vendendo seus produtos para todos, hoje o ticket médio de vendas de produtos diminuiu bastante, principalmente com a entrada das grandes empresas chinesas, então hoje é oportunidade, e essa oportunidade vai desde a venda de televisores, da linha branca, celulares a produtos em geral, acredito que assim como agora neste carnaval, as empresas estão bem preparadas para os próximos feriados.
AW: É muito possível ser eficiente logisticamente falando, aumentando a produção, pois aumentar a produção já imagina mais canais de distribuição, a redução de custos já vem acontecendo fortemente, o Brasil já sofre uma pressão monstruosa por causa do aumento de custo, diesel e pneu, que aumentaram mais de 50%, a inflação é de dois dígitos, a taxa de juros é alta, existe evidentemente uma pressão para o aumento de custos, é aí que o empresário tem que buscar eficiência, buscando com sistemas inteligentes, com o uso de inteligência artificial, o uso de “machine learning” para ser mais eficaz e efetivo em suas vendas e entregas.
AW: O carnaval já não é mais aquela data como era antes, é feriado bancário, a única coisa que impacta é o fato de ser feriado bancário, mas tudo deve funcionar normalmente, não existe expectativa que setores parem durante o carnaval, irão parar algumas pessoas, mas muita gente deve trabalhar no carnaval.
AW: O Centro de Distribuição que as empresas estão fazendo é para se aproximar do público alvo e evidentemente atender mais rapidamente, os pequenos podem competir sim, por isso que existe os “marketing places”, os pequenos têm a tendência em associação no conceito “marketing places” e participar e navegar com os grandes players, no caso a Magalu, Mercado Livre, Amazon, para navegar nessa onda de aumento de alcance de vendas.
AW: A dica que eu sempre dou para o consumidor é para fazer pesquisa. Hoje nós temos ferramentas importantes em mãos de busca, os grandes players têm equipamentos de busca fantásticos, que operam totalmente com inteligência artificial e “machine learning”, então dica para o consumidor, pesquise, verifique os sites sempre, saibam com quem você está operando e colocando dinheiro para entregar um produto para você.
Hoje, cai no conto do vigário, cai em golpes quem quer cair, quando tem um produto que custa dez mil e tem alguém oferecendo a mil, é um golpe, então é só não cair, a dica é pesquisar e pesquisar sempre.
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Fonte: Olhar Digital