Aumento das compras online impacta na evolução da logística brasileira

Por Rogerio Magno em 25/02/2022 às 20:47:13

Com uma alta de 48,41% no comparativo entre 2021 e 2020, o comércio eletrônico está em plena expansão no Brasil e grande parte do sucesso é por conta dos investimentos das empresas na experiência dos clientes. As entregas estão cada vez mais dentro dos prazos, sempre mantendo a qualidade dos produtos. Inclusive, as grandes do setor, como Mercado Livre, já anunciam expansões e novos investimentos, principalmente na logística. Assim, o setor está se consolidando no Brasil, gerando empregos e renda.

Como o carnaval será sem tamborins e desfiles na maioria das cidades brasileiras em razão da pandemia, existe uma expectativa de cumprimento das entregas nos próximos dias, evidenciando o crescimento do e-commerce. 

Acompanhando as novidades no setor, o engenheiro e especialista em logística, Antonio Wrobleski, acredita que ainda há muitos gargalos a serem vencidos, mas que o país está no caminho certo para se consolidar nas vendas online. 

Olhar digital: Será que o Brasil suporta esse crescimento tão rápido do mercado online?

Antonio Wrobleski: Literalmente, o Brasil foi e está sendo atropelado pelo crescimento exponencial do mercado online, isso se deve principalmente em razão da pandemia, que obrigou, jogou todo mundo no ter que fazer o delivery, ter que fazer ou morrer, muitas empresas infelizmente não aguentaram e morreram.

Se você pensar em termos de infraestrutura geral, nada foi feito que pudéssemos dizer que melhorou nossa infraestrutura, que ela está mais pronta, o que aconteceu, foram iniciativas muito focadas e particulares de empresas que passaram a adotar e desenvolver sistemas e que passaram a ancorar muito nas “fintechs” que foram nascendo das necessidades. 

OD: Durante esse carnaval, as pessoas terão problemas para receber suas compras em casa?

AW: Não terão problemas, e não acredito que teremos tantas pessoas em casa ávidas por comprar, o crescimento monstruoso que ocorreu, foi pontual, acredito que A partir desse e para os próximos cinco anos o crescimento será significativo, será ainda na faixa de dois dígitos, mas não vai acontecer um “boom” como aconteceu de 2019 para 2020/21.

Efetivamente não existe uma preocupação se as pessoas irão ou não comprar mais durante o carnaval, se vai demandar mais entregas, a grande maioria das empresas tem estoques e equipamentos preparados para despacho e estarão trabalhando normalmente e não existe uma expectativa de crescimento de vendas neste período, só porque as pessoas estarão em casa durante o carnaval. 

OD: No caso desse carnaval, a logística para entrega de produtos pode variar, podemos dizer que cada cidade ou região é um caso específico?

AW: A logística no carnaval pode variar, quem depende só de correios, para a última milha, tem uma situação, quem tem frota ou equipe própria tem outra situação, no Brasil sempre foi assim e será pelos próximos anos, as cidades maiores tem suas particularidades, as menores outras, mas todos trabalham em um conceito de D+1 e D+2 e não foge muito disso, hoje o Brasil é atendido no máximo pelo D+4, que é o dia do despacho, mais quatro dias, não haverá nada fora dessa curva.

Leia mais:

OD: Para quem está no mercado vendendo seus produtos, como se preparar para os próximos dias de feriado?

AW: O mercado está vendendo seus produtos para todos, hoje o ticket médio de vendas de produtos diminuiu bastante, principalmente com a entrada das grandes empresas chinesas, então hoje é oportunidade, e essa oportunidade vai desde a venda de televisores, da linha branca, celulares a produtos em geral, acredito que assim como agora neste carnaval, as empresas estão bem preparadas para os próximos feriados.

OD: É possível ser eficiente logisticamente aumentando a produção, reduzindo custos, e como abrir uma vantagem competitiva frente aos concorrentes?

AW: É muito possível ser eficiente logisticamente falando, aumentando a produção, pois aumentar a produção já imagina mais canais de distribuição, a redução de custos já vem acontecendo fortemente, o Brasil já sofre uma pressão monstruosa por causa do aumento de custo, diesel e pneu, que aumentaram mais de 50%, a inflação é de dois dígitos, a taxa de juros é alta, existe evidentemente uma pressão para o aumento de custos, é aí que o empresário tem que buscar eficiência, buscando com sistemas inteligentes, com o uso de inteligência artificial, o uso de “machine learning” para ser mais eficaz e efetivo em suas vendas e entregas.

OD: Os e-commerces funcionarão normalmente nos dias que, teoricamente, seriam de carnaval? Porque as entregas podem ter certo atraso previsível ou a falta da festa deve compensar isso?

AW: O carnaval já não é mais aquela data como era antes, é feriado bancário, a única coisa que impacta é o fato de ser feriado bancário, mas tudo deve funcionar normalmente, não existe expectativa que setores parem durante o carnaval, irão parar algumas pessoas, mas muita gente deve trabalhar no carnaval.

especialista logística
O especialista em logística acredita que as entregas ao longo do carnaval cumprirão os prazos pré-determinados, mantendo a otimização do tempo. Imagem: Arquivo pessoal

OD: O Mercado Livre acaba de anunciar mais 4 novos centros de distribuição em SP, aumentando para mais de 1 milhão de pacotes por dia a capacidade diária. É possível os pequenos competirem com os grandes grupos?

AW: O Centro de Distribuição que as empresas estão fazendo é para se aproximar do público alvo e evidentemente atender mais rapidamente, os pequenos podem competir sim, por isso que existe os “marketing places”, os pequenos têm a tendência em associação no conceito “marketing places” e participar e navegar com os grandes players, no caso a Magalu, Mercado Livre, Amazon, para navegar nessa onda de aumento de alcance de vendas.

OD: Quais dicas você pode passar para os consumidores para esses próximos dias?

AW: A dica que eu sempre dou para o consumidor é para fazer pesquisa. Hoje nós temos ferramentas importantes em mãos de busca, os grandes players têm equipamentos de busca fantásticos, que operam totalmente com inteligência artificial e “machine learning”, então dica para o consumidor, pesquise, verifique os sites sempre, saibam com quem você está operando e colocando dinheiro para entregar um produto para você.

Hoje, cai no conto do vigário, cai em golpes quem quer cair, quando tem um produto que custa dez mil e tem alguém oferecendo a mil, é um golpe, então é só não cair, a dica é pesquisar e pesquisar sempre.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab