Musk diz que carros com 1.000 km de autonomia são exagero, e que a Tesla não poderia fazer se quisesse

Por Rogerio Magno em 03/03/2022 às 15:01:48

“Poderíamos ter feito um Model S de 600 milhas 12 meses atrás, mas isso tornaria o produto pior, pois 99,9% do tempo você estaria carregando massa desnecessária da bateria, o que piora a aceleração, o manuseio e a eficiência. Até mesmo nosso carro com mais de 400 milhas [640 km] é mais do que quase qualquer um usará”, respondeu Musk.

Ao que tudo indica, o empresário se baseia no fato das células de íon-lítio serem, apesar de leves em unidade, bem pesadas quando agrupadas em grande número. Podemos, por exemplo, citar a elétrica GMC Hummer 2022 – que possui uma bateria mais pesada que um Hyundai HB20.

Para uma simples ilustração, se levarmos em consideração dados recentes da empresa de avaliação de veículos e pesquisa automotiva Kelley Blue Book (KBB), os brasileiros rodam em média 12,9 mil km no primeiro ano de uso de um veículo. Dividindo por mês, temos perto dos 1.000 km mensalmente – ou seja, de forma bem resumida, cada carga completa teria que ser dada apenas uma vez a cada 30 dias.

Então, tendo em mente os 640 km apontados por Musk, uma carga em um veículo elétrico a cada 15 dias (ou mais) não parece algo tão absurdo. Melhorias no peso, nos custos e em tempos de carregamento poderiam trazer mais benefícios para um EV – e a Tesla vem trabalhando em algo nessa linha, por exemplo com as células 4680 e a bateria estrutural.

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Imagem: vasilis asvestas/Shutterstock

Fonte: Olhar Digital

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