Famoso por cena de carona para Ayrton Senna, Williams FW14 de Nigel Mansell vai a leilão

Por Rogerio Magno em 16/03/2022 às 15:12:17

O carro que fez parte de uma das cenas mais célebres na história da Fórmula 1 irá a leilão na RM Sotheby"s, em maio. Pilotado na ocasião por Nigel Mansell, o Williams FW14 entrou no imaginário dos fãs de automobilismo por um momento depois do GP da Inglaterra de 1991, em que o britânico deu carona a Ayrton Senna após o McLaren do brasileiro sofrer pane seca. O modelo será vendido sem o motor Renault V10, com preço estimado entre 1,5 e 3 milhões de euros (em conversão direta, aproximadamente R$ 8,4 a 16,9 milhões).

Projetado por Adrian Newey, hoje responsável pelos carros da Red Bull, o Williams FW14 levou Mansell ao vice-campeonato naquela temporada — o campeão foi Senna, com 24 pontos de diferença. No leilão, o carro será vendido junto com outros veículos da coleção pessoal do britânico, entre eles a Ferrari 640 de 1989, que venceu dois GPs naquele ano, e um Reynard 2KI de 2005, com o qual o campeão de Fórmula 1 de 1992 venceu uma corrida na finada categoria Grand Prix Masters.

Nigel Mansell no GP de Mônaco de 1991 com o Williams FW14
Mansell com o Williams FW14 no GP de Mõnaco (Jmex60/Wikimedia/CC)

O FW14 triunfou em sete dos 16 GPs na temporada de 1991: cinco com Mansell — a bordo do chassi #5, que estará à venda na Sotheby"s — e dois com o italiano Riccardo Patrese.

O britânico venceu seu primeiro GP com o modelo na França, em Magny-Cours, e no fim de semana seguinte na Inglaterra, em Silverstone. Neste último evento, fez a pole position e liderou as 59 voltas, fechando o percurso com 42,3 segundos de diferença para Gerhard Berger, da McLaren. Senna chegaria em segundo, mas ficou sem combustível na última volta e caiu para quarto na classificação. Foi daí que surgiu a famosa cena, com Mansell parando no acostamento com a Williams para dar uma carona ao rival de volta aos boxes.

Precursor da Williams “de outro planeta”

Embora tenha chegado em segundo lugar no Mundial de Construtores de 1991, o Williams FW14 era definitivamente o carro mais avançado da época, com suspensão ativa, transmissão semiautomática e controle de tração. Foi com a base desse modelo que a equipe britânica criou a variante FW14B, que venceu 11 dos 16 GPs no ano seguinte e chegou a ser chamada “de outro planeta” por Senna, à época seu principal antagonista.

As duas versões do Williams FW14 amealharam, ao todo, 17 vitórias em 32 GPs (53,12%) na Fórmula 1, o que lhe torna um dos modelos mais dominantes na história da categoria.

Crédito da imagem principal: Stavros1/Wikimedia/CC

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Fonte: Olhar Digital

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