Quando começa o outono 2022? Início das estações pode ser previsto com dezenas de anos de antecedência

Por Rogerio Magno em 20/03/2022 às 10:59:45

Visualmente, nada vai mudar drasticamente, mas às 12h33 (horário de Brasília) deste domingo (20) começa oficialmente o outono 2022. Esse horário preciso marcando o início da estação é um momento astronômico que pode ser previsto com dezenas de anos de antecedência.

Para dizer exatamente quando acaba uma estação e começa outra, como agora, com o fim do verão e começo do outono neste ano de 202, conhecimento e estudo dos astrônomos são fundamentais. É o que destaca Josina Nascimento, tecnologista sênior do Observatório Nacional (ON/MCTI).

Leia mais:

“O que define as estações do ano é a posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita. As temperaturas, as chuvas, os dias ensolarados e toda a condição climática dependem de uma série de outros fatores, além da estação do ano”, explicou a tecnologista.

Pode até parecer estranho ter um instante preciso para marcar o início das estações. Mas Josina Nascimento destaca que isso acontece porque a troca de uma para outra, como agora do verão para o outono, está associada a posições específicas.

Cada início de estação está associado a um fenômeno astronômico. No verão e no inverno são os solstícios. Já no outono e na primavera, os equinócio. Eles são definidos pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e pela inclinação do eixo de rotação do planeta em relação ao plano de sua órbita.

Tanto a posição da Terra quanto ao Sol como a inclinação do eixo do planeta ajudam a definir as estações do ano. Créditos: muratart/Shutterstock

“Em Astronomia, olhamos o movimento dos astros do ponto de vista da Terra, ou seja, a partir do sistema de referência geocêntrico. Assim, definimos a esfera celeste onde o equador celeste é a continuação do equador terrestre. O caminho que o Sol faz é chamado de eclíptica”, emendou.

Enquanto o hemisfério sul experimenta o começo do outono 2022, o hemisfério norte entra na primavera. Nesta época, dias e noites têm aproximadamente a mesma duração. Mas, com o passar do tempo, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas, até o solstício de inverno, marcado para 21 de junho neste ano de 2022.

“Quando o Sol está o mais distante possível do equador celeste ao sul é o solstício de verão no hemisfério sul. Inversamente, quando o Sol está o mais distante possível do equador celeste ao norte é o solstício de inverno no hemisfério sul”, completou a tecnologista.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab