Drone aquático promete análise mais precisa de qualidade da água

Por Rogerio Magno em 04/04/2022 às 17:47:22

“Comparado às análises manuais tiradas em algumas localidades, o drone aquático traz um panorama bem mais detalhado do que acontece ao longo de rios e córregos”, disse Natalie Griffiths, do laboratório. “O AquaBOT nos ajuda a identificar pontos onde poluentes, como fertilizantes em excesso, estão fluindo por vias aquáticas. Marcar corretamente essas áreas é o primeiro passo para compreender as mudanças de qualidade na água e criar soluções”.

De acordo com a divulgação, o time que desenvolve o drone aquático está com ele em uma fase de testes, analisando corpos de água nos terrenos agrícolas do estado norte-americano de Iowa. A ideia é avaliar potenciais ações de sustentabilidade relacionadas à produção bioenergética.

O AquaBOT é “altamente manobrável”, de acordo com Griffiths, e analisa amostras de água por meio de indicadores mínimos de temperatura, presença de nitratos e volume de oxigênio dissolvido. Este último é um fator de extrema importância para seres marinhos, como peixes e corais.

Futuramente, o Laboratório Nacional de Oak Ridge pretende conduzir testes de análise de quantidade de emissões de metano vindas de reservatórios. A tecnologia ainda precisa ser adaptada para isso, mas deve ajudar nas estimativas ligadas ao aquecimento global.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab