Conheça o Rumble, rival do YouTube que é a nova casa de Monark

Por Rogerio Magno em 04/04/2022 às 23:49:15

Depois de um curto período longe da internet, o influenciador Bruno Auib, conhecido como Monark, voltou nesta segunda-feira (4). O ex-apresentador do Flow Podcast iniciou um novo projeto, o “Monark Talks”, dessa vez, fora do YouTube, trazendo para o Brasil a plataforma de vídeos Rumble.

A estreia de Monark no Rumble foi com uma entrevista com o youtuber de Minecraft Eduardo Faria, conhecido como Venom Extreme. Até o momento, o programa tem cerca de 107 mil visualizações e o canal do influenciador no apresentador já conta com mais de 44 mil inscritos.

Os números são bastante robustos, uma vez que a plataforma está chegando agora ao Brasil e sequer possui uma interface em língua portuguesa. Além de Monark, o escritor Reginaldo Ferreira, conhecido como Ferréz, chegou junto com Monark ao Rumble. Mas afinal, o que é essa plataforma?

O que é o Rumble?

Rumble chega ao Brasil com nomes de diferentes espectros políticos, Monark, ligado à direita, e Ferréz, identificado com a esquerda. Crédito: Rumble/Divulgação

Fundado em 2013 pelo canadense Chris Pavlovski, o Rumble se descreve como uma plataforma de vídeos em favor da liberdade de expressão e do livre discurso. Ao redor do mundo, o Rumble é amplamente usado pela extrema-direita, mas abriga pessoas de todos os espectros políticos.

“Rumble é uma plataforma de vídeo neutra de alto crescimento que está criando os trilhos e a infraestrutura independente projetada para ser imune à cultura de cancelamento”, diz a plataforma em nota. “A missão do Rumble é restaurar a Internet às suas raízes, tornando-a livre e aberta novamente”, completa.

Baixa moderação de conteúdo

Um dos diferenciais da plataforma em relação ao YouTube e a Twitch, por exemplo, é a baixa regulação de conteúdo, que, na verdade, é quase inexistente. Entre as principais estrelas da plataforma estão o estrategista político Steve Bannon e o jornalista Glenn Greenwald.

A agência de notícias estatal russa RT também migrou para o Rumble depois de ser banida do YouTube na Europa e no resto do mundo. Além de uma plataforma de vídeos, o Rumble também é dono do Locals, que funciona mais ou menos como o seja membro do YouTube.

Leia mais:

Apesar de tentar alimentar a imagem de uma rede plural, o Rumble recebeu muitos investimentos de personalidades ligadas ao Partido Republicano dos Estados Unidos. Esses investidores são, em sua maioria, vinculados à extrema-direita conservadora do país.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab