Célula escondida nos pulmões pode reverter efeitos do tabagismo

Por Rogerio Magno em 07/04/2022 às 01:25:02

“Já se sabe há algum tempo que as vias aéreas do pulmão humano são diferentes das dos camundongos”, explicou o autor sênior da pesquisa Edward Morrisey, professor da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia. Ele complementou que “as tecnologias emergentes só nos permitiram recentemente amostrar e identificar tipos de células únicos.”

Além disso, a equipe também encontrou células RAS em furões, já que os sistemas respiratórios são mais semelhantes aos humanos do que os dos camundongos. Os pesquisadores suspeitaram que a maioria dos mamíferos de tamanho igual ou maior aos furões tenham células RAS em seus pulmões.

A importância da descoberta é porque as células RAS têm duas funções principais nos pulmões: elas secretam moléculas que mantêm o revestimento fluido ao longo dos bronquíolos e podem atuar como células progenitoras para as alveolares tipo 2 (AT2), podendo desempenhar um papel fundamental no combate a doenças relacionadas ao tabagismo, como a doença pulmonar que obstrui as vias aéreas (DPOC).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab