Relator pede cassação de Arthur do Val no Conselho de Ética da Alesp após frases machistas sobre mulheres ucranianas

Por Rogerio Magno em 07/04/2022 às 14:56:06

Em relatório entregue nesta quinta (7) ao colegiado, o Delegado Olim (PP) considerou que o colega quebrou o decoro parlamentar ao dizer em áudios vazados que as mulheres refugiadas ucranianas eram “fáceis porque eram pobres”. Defesa do deputado pediu à Justiça que áudios passem por perícia e processo volte à fase de depoimento de testemunhas. O deputado delegado Olim (PP) ao lado de Arthur do Val (União Brasil) em evento na Alesp.

Divulgação/Alesp

Relator do processo contra Arthur do Val (União Brasil) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado Delegado Olim (PP) entregou nesta quinta-feira (7) ao colegiado o relatório dele sobre o caso pedindo a cassação do mandato do parlamentar.

No avaliação do relator, Arthur do Val quebrou o decoro parlamentar ao dizer em áudios vazados que as mulheres refugiadas ucranianas eram “fáceis porque eram pobres”.

O g1 procurou o gabinete do deputado Arthur do Val e não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.

O parecer do relator será votado pelos nove membros do Conselho de Ética da Alesp na reunião convocada para a próxima terça (12). No encontro, os parlamentares do colegiado decidirão se acatam ou não a decisão do relator.

Caso a maioria dos membros concordem com a argumentação de Olim, o processo vai para o plenário da Alesp em forma de projeto de lei.

Para que Arthur do Val tenha o mandato realmente cassado, a maioria dos 94 parlamentares da Alesp precisa votar favoravelmente ao projeto. São necessários pelo menos 48 votos a favor entre os deputados estaduais para a execução de qualquer pena em plenário.

O deputado Arthur do Val (União Brasil) durante evento na Alesp.

Divulgação/Alesp

Os novo parlamentares do Conselho de Ética podem, porém, apresentar votos em separado e a maioria não concordar com o voto do relator do caso. Nessa situação, o colegiado delibera uma outra forma de punição ao deputado no processo.

Para um parecer ser aprovado no Conselho de Ética é preciso ao menos cinco votos entre os nove parlamentares titulares do órgão corregedor.

Mandado de Segurança

Apesar do processo adiantado contra o deputado no Conselho de Ética, Arthur do Val ingressou nesta quarta-feira (6) na Justiça de São Paulo com um mandado de segurança solicitando que os áudios usados no processo que corre contra ele no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sejam submetidos a uma perícia técnica que ateste possíveis edições ou alterações.

O mandado judicial foi protocolado pelo advogado do deputado, Paulo Henrique Franco Bueno, que argumenta que nenhuma das 21 representações ingressadas no colegiado “se lastreiam nas mensagens originais enviadas, sendo possivel que as falas possam conter cortes e edic?o?es”.

“Somente uma pericia tecnica poderia verificar se os audios privados “vazados” de forma ilicita na?o foram ampliados, unidos, cortados, editados, reorganizados e/ou se na?o tiveram seu conteudo alterado de qualquer forma e por qualquer meio”, disse o advogado.

Caso a Justiça acate o pedido da defesa, o processo no Conselho volta algumas casas atrás e o órgão deverá cumprir as exigências judiciais antes de votar o parecer do relator do processo.

Reunião do Conselho de Ética da Alesp com os nove membros do colegiado

Pedro Santana/Alesp

Perícia negada pela Alesp

O pedido de perícia do material já tinha sido recusado por unanimidade pelos nove deputados que formam o Conselho de Ética da Alesp na última reunião do colegiado, na terça-feira (5), após o depoimento da ex-namorada de Arthur do Val.

No depoimento, a enfermeira Giulia Blagitz, que namorou o parlamentar por três anos, afirmou que o próprio Arthur do Val ligou para ela chorando, antes de sair da Europa, e contou do vazamento para a imprensa das conversas dele em um grupo de amigos.

“Ele, antes de entrar no avião [de volta ao Brasil após viagem à Ucrânia], me ligou chorando e disse que os áudios iriam pra imprensa. Explicou o que tinha nos áudios e me enviou os áudios”, afirmou Blagitz.

Arthur do Val durante discurso na Alesp, em São Paulo, e Giulia Passos Blagitz, ex-namorada do deputado, em depoimento

Divulgação/Alesp / Bruno Rocha/Estadão Conteúdo

A ex-namorada também disse que, após a chegada do deputado ao Brasil, o casal se encontrou, e o parlamentar voltou a confirmou o conteúdo dos áudios vazados.

“Nós nos encontramos, e eu toquei os áudios na frente dele, a gente conversou sobre os áudios”, afirmou.

Os membros do Conselho de Ética entenderam, então, que não havia necessidade de perícia dos áudios, uma vez que, além da ex-namorada, o próprio Arthur do Val confirmou à imprensa que foi mesmo o autor das falas machistas e misóginas contras as mulheres ucranianas.

Para o advogado Paulo Henrique Franco Bueno, porém, “a prova oral [ os áudios] e necessaria para dirimir todos os detalhes faticos que envolvem o caso”.

“Ainda que o denunciado tenha reconhecido que enviou mensagens privadas a um grupo privado do Whatsapp – e que algumas passagens sa?o mesmo vergonhosas, a despeito de na?o serem suficientemente graves para culminar com a cassac?a?o de seu mandato –, na?o ha nos autos do processo administrativo/disciplinar qualquer prova tecnica que ateste a integridade, exatida?o e originalidade dos audios”, argumenta Franco Bueno.

Conselho de Ética da Alesp ouve testemunhas do deputado Arthur do Val

Retomada do depoimento das testemunhas

No mandado de segurança, o advogado do deputado também pede que o Conselho de Ética retome os depoimentos das dez testemunhas de defesa que Arthur do Val havia arrolado no processo do colegiado. Na reunião da terça (5), apenas duas delas estiveram presentes na Alesp e foram ouvidas pelos deputados.

Após as duas oitivas, os parlamentares também decidiram por unanimidade que não havia necessidade de ouvir mais testemunhas. Eles consideraram que os dez nomes apresentados pela defesa eram apenas “uma manobra protelatória de Arthur do Val para atrasar a conclusão do processo”.

Para a defesa do deputado, contudo, ao ouvir apenas duas testemunhas do acusado, indeferir a oitiva das oito demais e indeferir a pericia dos audios, o Conselho de Etica encerrou a instruc?a?o processual, em patente a afronta ao direito constitucional a? ampla defesa”.

“Em nenhum momento foi conferida ao Impetrante a oportunidade de depor para se defender em depoimento pessoal quanto aos fatos ilicitos que lhe esta?o sendo imputados. (...) Portanto, pela narrac?a?o dos fatos, fica evidente que houve cerceamento do direito de defesa do Impetrante, ofensa ao principio do contraditorio e desrespeito ao devido processo legal, o que tornam nulos todos os atos praticados apos a reunia?o do Conselho realizada no dia 5 de abril”, disse o advogado do deputado.

O g1 procurou a presidente do Conselho de Ética, deputado Maria Lúcia Amary (PSDB), que afirmou por meio do gabinete de que soube do pedido de mandado de segurança apenas pela mídia e que ainda não foi notificada pela Justiça.

Processo de cassação

O Conselho de Ética da Alesp aprovou, por unanimidade, em 18 de março, a abertura do processo contra o deputado Arthur do Val, que pode gerar a cassação do mandato do parlamentar.

Ele é alvo no colegiado de 21 representações pedindo a cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar após dizer frases sexistas contra mulheres refugiadas ucranianas.

Arthur do Val: o que o deputado disse sobre ucranianas e o que aconteceu depois; entenda

O parlamentar entregou a defesa prévia ao conselho dizendo que não pode ser punido por áudios “vazados ilicitamente” de conversas privadas dele no aplicativo WhatsApp.

Nos áudios, o deputado diz, entre outras coisas, que as "ucranianas são fáceis porque são pobres".

Ao pedir a inadmissibilidade das representações, o advogado do deputado também alegou que há “extraterritorialidade do ato supostamente ilícito praticado”, já que os áudios foram feitos na Ucrânia, o que “afasta a competência jurídica do Colegiado para processar e julgar o acusado com base nas leis brasileiras”.

Reunião do Conselho de Ética da Alesp

Pedro Santana/Alesp

“É juridicamente impossível o pedido de perda de mandato de parlamentar licenciado, uma vez que as normas regimentais preveem que a quebra de decoro parlamentar somente se dá "no desempenho do mandato"”, declarou a defesa.

Na época da viagem à Ucrânia, Do Val tinha pedido dois dias de licença não remunerada para a Mesa Diretora da Alesp.

Tramitação do processo

Os nove deputados que integram o Conselho de Ética da Alesp decidiram transformar as 21 representações recebidas em um único processo.

Após a entrega da defesa prévia, o Conselho voltou a se reunir na tarde desta terça-feira (5) para deliberar e abriu o processo de cassação e ouvir dez testemunhas dele no caso.

A presidente do Conselho de Ética, deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), já formalizou que o deputado Delegado Olim (PP) é o relator do caso no colegiado.

Em entrevista ao blog da jornalista Andréia Sadi, no g1, em 10 de março, Olim já tinha declarado que 'ninguém vai passar a mão na cabeça' de Arthur do Val no Conselho de Ética da Casa.

Arthur do Val anuncia saída do MBL e diz que terá o mandato cassado na Alesp

Leia também:

'Vou ser cassado em tempo recorde', diz Arthur sobre processo no Conselho de Ética da Alesp

Podemos desfilia deputado após falas sexistas contra mulheres ucranianas

Entenda a investigação contra o deputado no Conselho de Ética da Alesp

Logo depois da aprovação pelos membros do Conselho de Ética do relatório do delegado Olim, o processo vai para votação no plenário da Casa em forma de projeto de lei.

Para que uma punição seja aplicada em Arthur do Val, pelo menos 48 deputados (maioria simples) precisam votar favorável ao projeto.

Leia mais:

Em áudios, Mamãe Falei disse que ucranianas são 'fáceis, porque são pobres', OUÇA

Comissão de ética da Alesp escolheu o relator do processo de cassação de Arthur do Val

O que dizem os áudios?

Nos áudios, que circulam nas redes sociais desde a noite desta sexta (4) e teriam sido enviados para um grupo de amigos do parlamentar, há declarações machistas e misóginas.

“São fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas "minas", em dois grupos de "mina". É inacreditável a facilidade. Essas 'minas' em São Paulo você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui são super simpáticas", diz o áudio

As declarações teriam sido feitas durante viagem à Ucrânia. Ele disse ter viajado para enviar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país.

Nos áudios, o deputado estadual também teria comparado a fila de refugiadas à fila de uma balada.

"Acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de "mina" bonita. A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui."

Em outro trecho, o áudio diz: "Passei agora quatro barreiras alfandegárias, duas casinhas pra cada país. Eu contei, são doze policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram 'minas' que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá".

Deputado Arthur do Val (Podemos) chega ao Brasil

O que o deputado disse sobre os áudios?

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã deste sábado (5), o deputado estadual confirmou que são seus os áudios.

Inicialmente, ele disse que "houve um mal entendido" e que as "pessoas estão misturando os áudios com outro contexto".

"Foi errado o que eu falei, não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação", disse ele.

Depois, o deputado gravou um vídeo no qual declarou que suas frases foram "machistas" e "escrotas" e afirmou que se comportou "como um moleque" ao responder a perguntas de amigos em um grupo de conversas entre parceiros do futebol.

Em vídeo, Arthur do Val diz que pode deixar pré-candidatura após fala sobre ucranianas

"Eu só quero que as pessoas me julguem pelo que eu fiz, não pelo que eu não fiz", disse o deputado.

Segundo Arthur do Val, os áudios não foram enviados a grupos "de política" e ele já estava na Eslováquia, quando teve acesso a internet, ao enviá-los.

VÍDEOS: Veja mais notícias sobre São Paulo e região:

s quebrou o decoro parlamentar ao dizer em áudio

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab