Kinder: Anvisa proíbe venda de chocolates da marca importados

Por Rogerio Magno em 15/04/2022 às 09:23:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) soltou um comunicado na noite da última quinta-feira (14) proibindo a venda de chocolates da marca Kinder importados da Bélgica. A medida ocorre após serem registrados casos de salmonella em países da Europa.

Ainda segundo a Anvisa, como informado pouco mais cedo, o Brasil não está entre os destinos das linhas de produtos contaminados. No entanto, o órgão disse que é prudente tomar a medida para evitar o consumo em solo nacional, ainda mais durante o período de páscoa. A regra vale apenas para chocolates produzidos pela Ferrero na Bélgica.

Em nota enviada ao Olhar Digital, a Ferrero, empresa dona da marca Kinder, afirmou que "o recall voluntário que vem sendo realizado em outros países refere-se apenas a produtos das linhas Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados em Arlon, Bélgica. Estes produtos não são vendidos pela Ferrero no Brasil, portanto não há que se falar em retirada destes itens do país".

Casos de salmonella no Kinder

A Direção-Geral da Saúde da França decidiu retirar diversos produtos da marca Kinder do mercado por causa de 21 casos de salmonella identificados no país. Oito pessoas precisaram ser internadas em decorrência do problema.

Todos os produtos retirados do mercado foram fabricados em uma fábrica da Ferrero, empresa dona da marca Kinder, localizada na cidade de Arlon, na Bélgica. A maior parte dos casos foi relatado em crianças com idade média de quatro anos.

Leia também!

O órgão de saúde francês relatou que decidiu retirar os produtos do mercado após investigar e descobrir que 15 doentes relataram ter comido algum dos chocolates nos dias anteriores à manifestação dos sintomas de intoxicação.

Além disso, o comunicado também apontou que os casos de salmonella também relatados no Reino Unido e na Irlanda também foram associados aos produtos da marca Kinder.

O que é Salmonella?

Segundo o Ministério da Saúde, Salmonella é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

A transmissão ocorre com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. A bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab