Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

OMS confirma morte de criança por hepatite de causa desconhecida


Até quinta-feira (21), ao menos 169 casos da doença haviam sido confirmados. Não foram divulgados detalhes sobre a criança que morreu. Crianças têm aula em escola primária em Glasgow, na Escócia, no dia 22 de fevereiro.

Andy Buchanan/AFP

A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou, neste sábado (23), que houve ao menos uma morte devido à hepatite de causa desconhecida que está afetando crianças e bebês em diversos países.

Não há detalhes sobre a idade da criança que morreu ou o país que registrou o óbito.

Hepatite: tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos da doença, que pode levar à morte

Até a quinta-feira (21), ao menos 169 casos da doença haviam sido identificados, espalhados por 10 países europeus (veja distribuição mais abaixo), nos Estados Unidos e em Israel.

As crianças afetadas têm de 1 mês a 16 anos de idade; 17 delas precisaram de um transplante de fígado.

Adenovírus e Sars-CoV-2 detectados

A causa do problema ainda é desconhecida, mas o adenovírus foi detectado em pelo menos 74 casos. Já o coronavírus Sars-CoV-2 foi identificado em 20 casos entre os que foram testados. Em 19 casos, foi detectada uma infecção simultânea pelos dois vírus.

O Reino Unido, que tem a maioria dos casos relatados até agora, viu um aumento significativo, recentemente, nas infecções por adenovírus, principalmente em amostras de fezes de crianças. A Holanda também relatou um aumento na circulação de adenovírus.

No entanto, devido a testes laboratoriais aprimorados para adenovírus, esses resultados podem representar a identificação de um resultado raro ocorrendo em níveis não detectados anteriormente – que agora está sendo reconhecido devido ao aumento dos testes.

Um outro ponto é que, embora o adenovírus seja uma hipótese de causa do problema, ele não explica totalmente a gravidade do quadro clínico das crianças, afirmou a OMS.

Isso porque o adenovírus tipo 41 – o detectado nas crianças até agora – não costuma causar problemas no fígado em crianças saudáveis, e sim diarreia, vômito e febre, muitas vezes acompanhados de sintomas respiratórios.

Geralmente, os adenovírus costumam causar infecções que se resolvem sozinhas – como resfriados. Dependendo do tipo, ele também pode causar conjuntivite, gastroenterite e cistite (infecção na bexiga).

Casos

Ao menos 169 casos da doença foram identificados até agora, distribuídos em 11 países:

Reino Unido: 114

Espanha: 13

Israel: 12

Estados Unidos: 9

Dinamarca: 6

Irlanda: menos de 5

Holanda: 4

Itália: 4

Noruega: 2

França: 2

Romênia: 1

Bélgica: 1

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!