Lula e Bolsonaro têm visitas previstas para Natal em junho

Expectativa nos bastidores da política local é sobre quem poderá estar nos prováveis palanques de ambos os lados

Por Rogerio Magno em 06/06/2022 às 19:38:56
Lula e Bolsonaro têm visitas previstas para Natal em junho - Fotos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil

Lula e Bolsonaro têm visitas previstas para Natal em junho - Fotos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil

Duas visitas prometem movimentar o cenário político do Rio Grande do Norte neste mês de junho. Estão previstas – para a mesma semana – a vinda dos dois principais pré-candidatos à Presidência da República: o ex-presidente Lula e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro. E, se, de um lado, grupos de apoiadores de ambos já se preparam para vê-los, do outro, a expectativa é sobre quem poderá estar nos prováveis "palanques".

Embora a agenda de Lula ainda não tenha sido anunciada oficialmente, a viagem dele para Natal está prevista para o próximo dia 16, feriado de Corpus Christi. O ex-presidente deverá participar da 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que será realizada entre os dias 15 e 19, no Centro de Convenções de Natal.

No entanto, também há a possibilidade da visita "esticar" até o interior do Estado. Enquanto cumpria uma agenda no Rio Grande do Sul, o ex-presidente falou sobre sua visita ao RN e disse que gostaria de aproveitar a viagem para agradecer pessoalmente pelo vestido usado por sua esposa Janja no recente casamento. A peça foi bordada por mulheres de uma cooperativa de Timbaúba dos Batistas, no interior do RN.

Já com agenda oficial definida e divulgada, o presidente Jair Bolsonaro voltará ao Rio Grande do Norte no próximo dia 17 para o lançamento do programa "Internet Brasil", do Ministério das Comunicações. Na ocasião, Bolsonaro também fará outras entregas do Ministério das Comunicações e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A programação está marcada para ocorrer durante a manhã, na praça Mãe Peregrina, no bairro Pitimbú, zona Sul de Natal.

Esta será a quinta vez que o presidente cumpre agenda oficial no estado potiguar, sendo a primeira em Natal. Jair Bolsonaro esteve outras vezes no RN como presidente, sendo a última no dia 30 de março, quando inaugurou a estação de Cajupiranga, parte da Linha Branca da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na cidade de Parnamirim.

Além dessa, o chefe do Executivo Nacional esteve no estado em agosto de 2020, quando foi a Mossoró para entregar obras de moradia. Em junho de 2021, o presidente anunciou as obras do ramal do Apodi em Pau dos Ferros. E em fevereiro deste ano, Bolsonaro visitou Caicó e participou da chegada das águas do rio São Francisco em Jardim de Piranhas.

Bolsonarista fiel, o deputado federal General Girão comemora mais uma visita ao Rio Grande do Norte e enumera algumas realizações do Governo Federal no Estado. "Pela quinta vez em três anos, o presidente Bolsonaro virá ao RN. Dessa vez para falar sobre evolução da conexão em seu governo, com o Programa Internet Brasil, bem como para anunciar investimentos de mais de R$ 93 milhões em saúde pública e segurança hídrica, com a assinatura de ordens de serviço de 2000 poços artesianos e 200 dessalinizadores", afirma o parlamentar, citando, ainda, a entrega recente de um trecho já duplicado da Reta Tabajara.

Para as visitas, as expectativas agora são em torno de quem irá acompanhar as visitas dos pré-candidatos. Será que o pré-candidato ao Governo do RN, Fábio Dantas, estará no palanque de Bolsonaro? Ele já declarou votar no atual presidente, mas ainda não convenceu parte do eleitorado bolsonarista, embora tenha o ex-ministro Rogério Marinho como padrinho. Já em relação à chapa esquerdista, a expectativa gira em torno dos pré-candidatos ao Senado. Carlos Eduardo, o candidato já sacramentado na chapa da atual governadora Fátima Bezerra, é do PDT, partido que terá Ciro Gomes como candidato à Presidência. Enquanto isso, Rafael Motta, que foi preterido pela governadora, mas que já anunciou como irrevogável sua candidatura ao Senado, vota declaradamente em Lula. Então, quem estará acompanhando o petista na agenda no RN?

Fonte: Novo Notícias

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab