RN registra mais de sete mil roubos em cinco meses

Dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed)

Por Rogerio Magno em 27/06/2022 às 16:46:38
Apesar da redução de 21,5%, os crimes de roubo persistem em grande número - Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Apesar da redução de 21,5%, os crimes de roubo persistem em grande número - Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

O Rio Grande do Norte registrou 7.239 ocorrências de roubos nos primeiros cinco meses do ano. Dados fornecidos pelas forças de segurança e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), mostram que apesar do alto número, houve uma redução de 21,5% desse tipo de crime, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Os crimes preocupam porque, segundo estatísticas, persistem em grande número, apesar da tendência de queda.

Na última semana, a jornalista Heloísa Macedo passou por momentos de muita tensão, em Parnamirim, na Grande Natal, onde foi agredida e assaltada por três homens que agiram de forma violenta no bairro Passagem de Areia. Segundo relatos da vítima, os assaltantes a tiraram de dentro do carro, um veículo do tipo Volkswagen Fox, de cor prata, puxando-a pelo cabelo. Eles a agrediram e em seguida fugiram no veículo dela em alta velocidade. Heloísa está emocionalmente abalada e falou à imprensa potiguar, sobre os momentos difíceis que viveu e o desespero de ter dois carros roubados em um período de 15 dias.

"Fica a sensação de insegurança, de desespero. Em menos de 15 dias me levaram dois carros, o primeiro tinha seguro, mas esse segundo veículo eu tinha pretensão de vender, então não estava segurado, não tinha rastreador. Mas, sou grata por estar viva", relatou.

Os dados da Coine enviados ao NOVO Notícias foram registrados entre o período de 1º de janeiro a 31 de maio de 2022. De acordo com o levantamento, há uma média de 29 ocorrências diárias de roubo em todo o estado.

No comparativo com o mesmo período de 2021, foram registrados 9.334 roubos no RN, o que equivale a uma redução de 21,5% no número de casos.

O relatório computa ocorrências de roubo em comércios, residências, carros, motocicletas, roubo a pedestres e furtos em veículos.

A Polícia Militar informou a REPORTAGEM que os patrulhamentos em todos os 167 municípios potiguares são realizados todos os dias e que ações integradas com as demais forças de segurança do Rio Grande do Norte são realizadas regularmente.

Redução dos crimes violentos letais

Os dados obtidos pelo NOVO Notícias traz ainda os números sobre Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLI) registrados no período de janeiro a maio em 2021 e 2022 no Rio Grande do Norte. Até maio deste ano, o RN registrou 488 crimes violentos letais e intencionais e no mesmo de período de 2021 foram computadas 611. Com a consolidação dos números até maio, no comparativo entre 2020 e 2021, o estado fechou com 20,1% de mortes a menos. Em relação aos tipos de crimes, a Sesed registra homicídios dolosos (com intenção de matar), lesão corporal seguida de morte, latrocínio (roubo seguido de morte) e morte por intervenção policial.

Fonte: Novo Noticias

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab