Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Eleições 2022

Partidos do RN começam a se mobilizar para definir detalhes finais de pré-candidaturas

Federação entre PT, PV e PCdoB já tem convenção marcada, e PSDB apresenta candidatas nesta terça (5)


Isa: "Não teremos candidaturas fictícias, apenas para cumprir a cota mínima de 30% determinada por lei". Foto: Reprodução

Com menos de 90 dias para o primeiro turno das eleições gerais de 2022, os partidos políticos no Rio Grande do Norte já começaram a se organizar para os últimos detalhes e decisões sobre composição de chapas majoritárias e nominatas para as disputas proporcionais. O foco é deixar tudo arrumado até o início de agosto, quando se encerra o período para as convenções partidárias.

Nesta terça-feira 5, o PSDB Mulher Potiguar apresentará suas pré-candidatas a federal e estadual, durante evento na sede do diretório estadual, no bairro do Tirol. Segundo a presidente do segmento, ex-prefeita de Cruzeta Isa Carneiro, o partido busca visibilidade às pré-candidaturas do PSDB, que construiu a maior nominata para apresentar na Convenção Estadual, que deve acontecer até o fim deste mês. O encontro terá o tema: "A Força da Mulher Potiguar", o partido que mais cresce no Rio Grande do Norte focará em um lema: "Vote em mulheres".

"Não teremos candidaturas fictícias, apenas para cumprir a cota mínima de 30% determinada por lei. Vamos ter três nomes que concorrerão a deputada federal e estamos viabilizando cerca de sete mulheres para concorrer à Assembleia Legislativa. Reverter a baixa participação da mulher nos espaços da política e de decisão é um processo que o PSDB apoia e vai unir nomes fortes e de conceito para apresentar ao eleitorado", afirmou.

Nas inserções partidárias do PSDB no mês passado, o partido abriu espaços para todas as pré-candidatas da sigla que vão concorrer nas Eleições 2022. O movimento pretende se expandir e unir candidaturas femininas tucanas, também somando com o Cidadania.

O Partido dos Trabalhadores (PT) também prepara a convenção da "Federação Brasil da Esperança", entre o PT e os partido Verde (PV) e o Comunista do Brasil (PCdoB), no próximo dia 23, quando seus integrantes sentarão juntos para definir os nomes que estarão à disposição do povo potiguar nas urnas eletrônicas.

Em comunicado oficial, a Federação cita as parcerias com o MDB e o PDT, que indicarão o presidente do diretório potiguar do MDB, deputado federal Walter Alves como vice, e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) como senador, na chapa majoritária da governadora Fátima Bezerra.

Quem já reuniu seus integrantes para começar a discutir os últimos acertos foi o Podemos, que tem o senador Styvenson Valentim como uma possibilidade para o governo do Estado. Entretanto, ele ainda não definiu (publicamente) sua decisão final. Há muitas especulações em torno do nome de Styvenson, que faz a linha do mistério sobre sua palavra final. O encontro do partido, no sábado 2, contou com a participação do pré-candidato à Presidência da República, deputado federal André Janones (MG).

Portal Agora RN

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!