PF apreende cerca de 4 toneladas de cocaína em operação contra tráfico de drogas internacional no RN

Ao todo, operação Maritimum cumpre 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão são cumpridos em sete estados.

Por Rogerio Magno em 13/07/2022 às 16:33:32

A Polícia Federal apreendeu cerca de 4 toneladas de cocaína em Areia Branca, na região Oeste potiguar, durante a operação Maritimum, deflagrada nesta quarta-feira (13) no Rio Grande do Norte e em mais seis estados do país. A quantidade de droga é uma estimativa, já que a pesagem oficial ainda não foi realizada.

A operação visa desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas que atuava em portos das regiões Nordeste e Sudeste, principalmente nos de Natal (RN), Salvador (BA) e Santos (SP).

No Rio Grande do Norte, alguns dos mandados foram cumpridos dentro da Cadeia Pública de Natal.

Já a carga de cocaína foi encontrada em Areia Branca, na região Oeste do estado. Apesar da estimativa inicial, a pesagem oficial do entorpecente não tinha sido feita até a última atualização desta matéria.

Ao todo, a ação teve objetivo de cumprir 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do RN no Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará.

A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 169,6 milhões nas contas bancárias de investigados.

Em Santos (SP), a PF apreendeu drogas, além de um fuzil e carros. Na Bahia, 13 pessoas foram presas pelos policiais, durante a manhã.

As ações foram conduzidas por cerca de 350 policiais federais e 20 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, além de 8 policiais penais. A ação também conta com apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

A PF não divulgou um balanço total da operação até a última atualização desta matéria.

Investigação

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas no final de 2021 e identificaram um grupo responsável pelo transporte e armazenamento da droga que entrava no Brasil pelas fronteiras com países produtores.

Em seguida, o grupo realizava a "contaminação" de contêineres, ou seja, escondiam a droga em cargas de frutas e outras mercadorias que teriam como destino os portos da Europa.

Fonte: g1RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab