Falta de insumo para exames de ressonância e tomografia prejudica pacientes do RN

Ministério da Saúde havia recomendado racionamento do uso de medicação; problema é nacional

Por Rogerio Magno em 23/07/2022 às 10:43:45
Exame de imagem é essencial para pacientes com câncer, por exemplo/ Créditos: Reprodução

Exame de imagem é essencial para pacientes com câncer, por exemplo/ Créditos: Reprodução

Exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada estão prejudicados no Rio Grande do Norte há mais de um mês. Isso porque o insumo de contraste iodado, necessário para a realização desses exames de imagem, está em falta.
O problema não ocorre apenas no estado, e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde. Em nota, o Ministério orientou o racionamento do uso da substância até que o fornecimento do insumo seja normalizado. "A escassez de meios de contraste ocorre de forma global devido à interrupção nas cadeias de produção e distribuição do insumo causadas pela pandemia da Covid-19", destaca o comunicado.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), que é a responsável pelo abastecimento do insumo nos principais hospitais do estado, entrou em contato com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para informar a situação. A pasta está com processos emergenciais de compra abertos, sem obrigatoriedade de licitação.

O motivo alegado para a ausência na distribuição é um problema relacionado com os distribuidores, que estão com dificuldades na hora de obter a matéria-prima do material. A Sesap informou que os exames de imagem que não usam o contraste, como Raio X, estão sendo realizados normalmente.

A pasta segue sem previsão de abastecimento. Os exames que necessitam do insumo são essenciais para pacientes com câncer, por exemplo, pois com eles é possível avaliar a região onde está a doença, bem como a sua extensão, auxiliando na decisão de qual será a melhor forma para conduzir o tratamento.

Servidores da Saúde marcam paralisação

Os servidores da saúde de Natal aprovaram uma paralisação para a próxima quarta-feira 27, com concentração marcada para começar às 9h em frente ao Sindsaúde/RN. Em abril, a categoria iniciou uma greve que durou 32 dias.

O movimento grevista foi suspenso após avanço nas negociações com a Prefeitura do Natal. A principal reivindicação foi o reajuste salarial, que há 8 anos a categoria não recebia. Além da data-base, implantação das gratificações, insalubridade, condições de trabalho, fim do assédio moral, entre outros pontos.

No entanto, o sindicato informou que a greve pode voltar a qualquer momento caso a Prefeitura do Natal não cumpra o acordo.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab