Desemprego no RN se mantém abaixo dos níveis pré-pandemia

Por Rogerio Magno em 13/08/2022 às 00:56:33
Foto: Marcello Casal Jr

Foto: Marcello Casal Jr

A taxa de desocupação do Rio Grande do Norte para os meses de abril a junho de 2022 ficou em 12%, abaixo dos níveis observados na pré-pandemia. No último trimestre de 2019, a taxa foi de 13%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada nessa sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Com o resultado, o RN apresentou melhoria nos índices, mas tem 6ª maior taxa de desocupação do País.

A PNAD mostra ainda que houve uma diminuição de 2,1 pontos percentuais, em relação ao trimestre anterior, que registrou 14,1%. Em comparação ao mesmo trimestre de 2021, a taxa de desocupação potiguar registrou uma diminuição de mais de 4 pontos percentuais. O índice à época foi a 16,3%. A pesquisa mostra que o Estado evoliu menos que outras unidades da Federação. No primeiro trimestre, Acre (14,8%), Alagoas (14,2%) e Amapá (14,2%) tinham percentual maior que o Rio Grande do Norte, que registrava 14,1% de desempregados. Porém, em três meses, os três estados conseguiram ficar abaixo dos 12%.
Em números absolutos, a PNAD Contínua estima que a força de trabalho potiguar é de 1,56 milhão de pessoas, sendo 1,37 milhão de pessoas ocupadas e 188 mil desocupadas no último trimestre. Com isso, o número de desocupados caiu 15,3% na comparação com o trimestre anterior e 22,4% ante o mesmo período do ano passado.

Essas mudanças seguem a mesma tendência observada na Região Nordeste como um todo, em que houve diminuição da taxa de desocupados de 14,9% para 12,7% da população em idade de trabalhar se comparado ao trimestre anterior. A mesma tendência foi observada em nível nacional, com a taxa de desocupados caindo de 11,1 para 9,3%.

São consideradas desocupadas as pessoas que estavam sem trabalho e que tomaram alguma providência para conseguir emprego, como entregar currículo, atender a entrevistas de emprego, inscrever-se em concurso, entre outras atitudes. Essas pessoas estavam disponíveis para assumir o posto de trabalho naquela semana caso o tivessem encontrado, porém não obtiveram êxito.

Nível de Ocupação e Taxa de Participação

No Estado, dos 2,9 milhões de potiguares em idade de trabalhar (14 anos de idade ou mais), 1,377 milhão está ocupado. Isso significa que o nível de ocupação no Rio Grande do Norte é de 47,5%, considerado estável em relação ao trimestre anterior. A taxa de participação da força de trabalho, que mede a proporção das pessoas ocupadas e desocupadas em relação à população em idade de trabalhar, foi de 54%, abaixo da média nacional de 62,6%.

Número de desalentados diminui

A pesquisa traz também informações sobre a força de trabalho potencial, que engloba os desalentados e os indisponíveis. Embora haja queda nesse indicador em relação ao ano anterior, o dado é estável em relação ao primeiro trimestre de 2022. Entre abril e junho deste ano, havia 232 mil pessoas na força de trabalho potencial do RN, sendo 151 mil desalentadas e 81 mil indisponíveis.

São considerados desalentados aqueles que não estavam trabalhando nem procuraram emprego nos últimos 30 dias, mas que declararam ter interesse e disponibilidade para trabalhar na semana em que foram entrevistadas. Entre os indisponíveis estão aqueles que, embora tenham declarado interesse em trabalhar, não teriam condições de assumir uma vaga na semana anterior à que foram entrevistados por motivos diversos, como: estudo, afazeres domésticos e cuidado de filhos ou dependentes.

Rendimento médio no RN é o maior do Nordeste

Estimado em R$ 2.061, o rendimento médio real habitualmente recebido por mês no estado potiguar permaneceu como o maior da região Nordeste tanto para homens quanto para mulheres, mas ficou atrás da média nacional (2.652 reais).

No segundo trimestre de 2022, estima-se que as trabalhadoras potiguares tenham recebido, em média, rendimentos de 1.721 reais por mês, enquanto homens receberam 2.135 reais, em média. No mesmo período, o nível de ocupação feminino foi de 37,8% no estado, enquanto o masculino foi de 57,9%. Isso representa uma proporção de quase três homens para cada duas mulheres na população ocupada do RN.
Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab