Unicef promove encontro para debater evasão escolar; RN tem 14.760 estudantes fora da sala de aula

Evento será realizado em Natal, na segunda (15) e terça-feira (16), com participação de técnicos e secretários de mais de 150 municípios do Rio Grande do Norte.

Por Rogerio Magno em 14/08/2022 às 06:15:08
Pandemia foi responsável por afastamento de crianças e adolescentes das escolas - Foto: Sandro Menezes

Pandemia foi responsável por afastamento de crianças e adolescentes das escolas �- Foto: Sandro Menezes

A evasão escolar é uma realidade para 14.760 crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte, conforme o Censo Escolar de 2019. Com o objetivo de debater estratégias para levar este grupo de estudantes de volta à sala de aula, o Unicef realiza nesta segunda (15) e terça-feira (16), em Natal, os "Encontros pela Educação no Selo Unicef – Fortalecendo políticas públicas para crianças".

O evento no hotel Golden Tulip Natal Ponta Negra vai reunir técnicos e secretários de mais de 150 municípios do estado.

De acordo com o Unicef, a Busca Ativa Escolar é um dos temas centrais dos encontros, com foco nas rematrículas de meninas e meninos e os desafios da aprendizagem. Como evitar novos abandonos à escola? Como acolher os estudantes no retorno à sala de aula? Estas são algumas das questões a serem abordadas considerando o contexto da pandemia de Covid-19.

No RN, o Selo Unicef trabalha com a meta de que os municípios consigam levar pelo menos 40% desses 14.760 estudantes de volta à sala de aula.

Outros pontos a serm tratados no encontro são a oferta de serviços de saúde mental a crianças e adolescentes; os espaços de escuta qualificada para esse público; a implementação dos planos municipais para a primeira infância (PMPI); e a importância da busca ativa vacinal, do desenvolvimento da primeira infância e da proteção contra violências.

Os representantes dos municípios terão acesso a estudos de caso e poderão tirar dúvidas sobre estratégias compartilhadas pelo Unicef para identificar e levar de volta à escola estudantes que estejam fora ou em risco de evadir, como a Busca Ativa Escolar e o Trajetórias de Sucesso Escolar.

"Em momentos como esse fortalecemos nosso pacto com cada município, para buscar coletivamente cada menina e cada menino, garantindo seu direito de estar na escola protegido, convivendo e aprendendo", destaca Verônica Bezerra, especialista em educação do Unicef, que estará no encontro de Natal.

Fonte: g1.RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab