Lula tem 44% e Bolsonaro 32% na largada oficial da campanha, diz Ipec

Ciro aparece com 6% e Tebet com 2%; só Vera LĂșcia atingiu mais de 1% entre os demais candidatos

Por Rogerio Magno em 16/08/2022 às 09:04:03
Fotos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil

Fotos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil

Com 44% das intenções de voto, o ex-presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pelo PalĂĄcio do Planalto. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Os nĂșmeros são da primeira pesquisa eleitoral feita neste ano pelo Ipec (ex-Ibope).

Obtidos depois que o AuxĂ­lio Brasil passou a ser de R$ 600, os dados do Ipec mostram que a principal aposta de Bolsonaro para abalar o favoritismo do petista, retratado na quase totalidade das pesquisas de outros institutos, não surtiu ainda o efeito desejado.

Ainda segundo o Ipec, Ciro Gomes (PDT) tem 6 % e Simone Tebet (MDB), 2 %. Só Vera LĂșcia (PSTU) atingiu mais de 1% entre os demais candidatos. Com isso, Lula tem mais votos do que a soma de intenções de voto dos demais candidatos, o que poderia garantir uma vitória no primeiro turno.

Na Ășltima pesquisa do Ipec, em dezembro de 2021, Lula aparecia com 48% dos votos e Bolsonaro com 21%. A pré-campanha ainda registrava com as pré-candidaturas de Sérgio Moro, então no Podemos, e João Doria (PSDB). Por isso, não é possĂ­vel comparar o levantamento atual com o anterior.

Nos cenĂĄrios agora de segundo turno, o petista venceria Bolsonaro (51% ante 35%). Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto e entrevistou 2 mil eleitores presencialmente. O levantamento estĂĄ registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nĂșmero BR-03980/2022. A pesquisa tem 2 pontos de margem de erro para mais ou para menos

Fonte: Novo NotĂ­cias

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab