Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Procon notifica 369 postos por reajustes injustificados no ano no Rio Grande do Norte

Recentemente cinco postos na capital potiguar foram autuados por terem aumentado o preço do combustível antes da redução de 25 centavos por litro na distribuidora, anunciada pela Petrobras.


Gasolina posto de combustível bomba abastecer abastecimento carro frentista Natal RN Rio Grande do Norte �- Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

O Procon do Rio Grande do Norte notiicou 369 postos de combustíveis por reajustes injustificados entre os meses de janeiro e setembro deste ano. Os dados foram repassados pelo órgão à Inter TV Cabugi e ao g1 nesta sexta-feira (2).

Recentemente, o órgão informou ainda que autuou cinco postos em apenas dois dias em Natal por terem aumentado o preço da gasolina antes da redução de 25 centavos por litro nas distribuidoras, que foi anunciada pela Petrobras e entrou em vigor nesta sexta.

Os postos autuados ficam nas avenidas Felizardo Moura, Moema Tinôco, Amintas Barros, Prudente de Morais e na Rua Apodi.

"O valor que eles praticavam antes era um e, sem justa causa, sem nenhuma variação de preço estabelecido pelo órgão controlador que é a Petrobras, eles já majoraram seus lucros para quando a redução começasse a ser efetivada, que é a partir do dia 2, eles pudessem deduzir um valor de um valor já abusivo praticado por eles. Então isso aí fere veementemente o artigo 39 do Código do Consumidor. É considerado uma prática abusiva", explicou Oberdan Medeiros, subcoordenador da Defesa do Consumidor do Procon-RN.

O Sindicato dos Postos do Rio Grande do Norte(Sindipostos-RN) justificou que essa questão de preços têm relação com uma lógica de mercado e que alguns postos de Natal reajustaram os preços porque estão indo buscar combustível fora do estado.

"A gente tem comprado das distribuidoras com uma certa dificuldade aqui no RN e é comum hoje vários postos irem buscar esse produto no estado de Pernambuco, o que encarece a operação e também dificulta a logística e faz com que os preços possam se alterar", disse Maxwell Flor, presidente do Sindipostos-RN.

De acordo com a legislação, os postos também são obrigados a deixar em local visível o valor do litro de gasolina no dia 22 de junho. Depois desta data, os impostos federais foram zerados e o ICMS estadual teve redução na alíquota de 29% para 18%, além de quatro reduções nas distribuidoras anunciadas pela Petrobras.

g1.RN

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!