Reitor do IFRN tem nome envolvido em denĂșncia de plĂĄgio na tese de doutorado

DenĂșncia publicada nas redes sociais aponta que o trabalho cientĂ­fico de JosuĂ© Moreira de Oliveira tem 36 trechos idĂȘnticos ao de outras publicações

Por Rogério Magno em 09/09/2020 às 19:35:14

O reitor pro tempore do Instituto Federal de Educação, CiĂȘncia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Josué Moreira de Oliveira, é alvo de uma nova polĂȘmica. Esta semana, ele teve o nome envolvido em uma polĂȘmica sobre suposto plĂĄgio acadĂȘmico na tese entregue para obtenção do tĂ­tulo de doutorado na Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa). Uma denĂșncia publicada nas redes sociais aponta que o trabalho cientĂ­fico tem 36 trechos idĂȘnticos ao de outras publicações.

Segundo Josué Moreira de Oliveira, a denĂșncia é caluniosa. Ele diz que o caso não passa de um "ataque profissional e pessoal".

O reitor temporĂĄrio do IFRN – que assumiu o cargo em abril passado – defendeu a tese de doutorado, em novembro de 2018, pelo programa de pós-graduação da Ufersa.

Intitulado "ResĂ­duos de antiparasitĂĄrios e agrotóxicos em leite bovino no Rio Grande do Norte", a tese tem 41 das 79 pĂĄginas com texto cientĂ­fico. Deste total, segundo a denĂșncia, 36 trechos são supostamente plagiados de outros trabalhos acadĂȘmicos. Os textos com suspeita de cópia estão distribuĂ­dos em 23 pĂĄginas da tese de Josué Moreira.

De acordo com a denĂșncia, Josué Moreira copiou parĂĄgrafos inteiros de outras dissertações ou teses acadĂȘmicas. Um destas reproduções estĂĄ na pĂĄgina 50 da tese do reitor do IFRN. No trecho, ele fala sobre a composição do leite bovino, mas o parĂĄgrafo é idĂȘntico ao publicado pela dissertação de mestrado da quĂ­mica gaĂșcha Danieli Daiani Bandeira, que foi publicada na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Em outro trecho, para falar sobre o tema de "espectometria da massa em série", na pĂĄgina 36 da tese, Josué Moreira utiliza outros dois parĂĄgrafos inteiros da dissertação de Danieli Daiani Bandeira.

Procurada pela reportagem do Agora RN, a UFERSA informou que não recebeu qualquer denĂșncia de plĂĄgio relacionada com a tese entregue por Josué Moreira de Oliveira. A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, cuja nova chefia assumiu muito recentemente, ainda vai tomar ciĂȘncia dos assuntos da pasta.

Trecho da denĂșncia com o registro de supostos plĂĄgios praticados pelo reitor do IFRN – Reprodução

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab