Anúncio de Haddad na Fazenda mostra que Lula tenta 'se redimir' por Palocci e dar aperitivo de 3º mandato, avalia Maria Cristina Fernandes

Para jornalista, com a indicação de ministros, presidente eleito dá um 'aperitivo' de como será seu terceiro mandato.

Por Rogerio Magno em 10/12/2022 às 08:06:43
Lula, Gleisi e futuros ministros durante anúncio da equipe em Brasília - Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Lula, Gleisi e futuros ministros durante anúncio da equipe em Brasília �- Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou na sexta-feira (9) os nomes do primeiro escalão de seu futuro governo, que começa em 1º de janeiro de 2023. Foram definidos os chefes das seguintes pastas:

  • Fernando Haddad (PT) - Ministério da Fazenda
  • Rui Costa (PT) - Casa Civil
  • Flávio Dino (PSB) - Justiça e Segurança Pública
  • José Múcio Monteiro - Defesa
  • Mauro Vieira (diplomata de carreira) - Relações Exteriores

Para a colunista Maria Cristina Fernandes, a indicação dos nomes trata-se de um "aperitivo" de como será o terceiro mandato do presidente eleito.

"Você tem esses dois ministros do PT que não são assim tão petistas, você tem Flávio Dino, que é do PSB, e os anúncios que têm origem na direita . E eles têm em comum, além da confiança do cliente, essa missão de apaziguar terrenos muito pantanosos", diz.

Já o nome de Haddad no ministério da Fazenda não é exatamente uma surpresa, avalia Natuza Nery no podcast O Assunto. O presidente eleito já vinha dando indícios de que seria essa sua escolha, preparando Haddad para esse cargo apesar da reação do mercado e das reprovações até mesmo dentro do PT.

Para explicar a escolha de Lula para a pasta mais importante da Esplanada, Maria Cristina remonta ao mandato de Antônio Palocci, responsável pela delação que acusou Lula de receber dinheiro em espécie de propina da Odebrecht – que mais tarde foi anulada.

"O Palocci foi autor de uma delação que acabou se provando e e foi a maior decepção de Lula no PT e o Haddad é a expectativa de Lula de redimir essa decepção."

Fonte: g1.com

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab