Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cidades

Quatro municípios do RN conseguem liminares na Justiça para não terem perda de FPM

Até agora, foram beneficiadas as prefeituras de Nova Cruz, Pau dos Ferros, São Miguel e São Paulo do Potengi


Presidente da Femurn, Babá Pereira (prefeito de São Tomé) - Foto: PNTV / Reprodução

O juiz federal José Carlos Dantas de Souza concedeu, nesta semana, a quatro municípios do Rio Grande do Norte decisões liminares que impedem o Governo Federal de reduzir repasses financeiros em decorrência da indicada queda na população dessas cidades.

Até agora, foram beneficiadas as prefeituras de Nova Cruz, Pau dos Ferros, São Miguel e São Paulo do Potengi.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), presidida pelo prefeito Babá Pereira (São Tomé), orienta que todas as prefeituras que tenham indicação de perda populacional procurem a Justiça para não terem redução de receitas. Ao todo, são 27 municípios que tiveram queda significativa de população a ponto de perder receitas, segundo projeção divulgada na semana passada pelo IBGE.

Apesar de terem a indicação de que terão a população reduzida, as prefeituras foram à Justiça alegando que a eventual redução nos repasses federais só pode ocorrer quando o Censo for concluído.

As prefeituras alertam que os dados de população apresentados pelo IBGE no último dia 28 dezembro são uma mistura entre o que já foi coletado no Censo e uma projeção calculada em cima das áreas ainda não recenseadas. O argumento é de que, até a conclusão do Censo, os municípios podem recuperar os patamares populacionais.

Com a projeção divulgada pelo IBGE, 27 municípios do RN tiveram redução tão significativa de população que cairiam no coeficiente usado pelo Governo Federal para fazer o repasse das cotas de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa é a principal receita de alguns municípios.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!