O Assunto #276: Descoberta em Vênus - a busca por vida no espaço

Por Rogerio Magno em 16/09/2020 às 02:21:45
Um sinal luminoso emitido a partir das nuvens de Vênus denunciou a existência de fosfina no planeta - uma substância encontrada onde há atividade biológica. É mais uma pista na investigação científica por vida extraterrestre. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Fosfina. A presença deste elemento no nosso vizinho mais próximo é a mais recente revelação astronômica com potencial de mudar nossa compreensão do universo. A partir de um pequeno sinal luminoso, emitido das nuvens de Vênus, cientistas encontraram o que pode ser atividade biológica a mais de 40 milhões de km da Terra. Neste episódio, Renata Lo Prete busca explicar o significado científico e existencial da notícia em duas entrevistas: com Douglas Galante, astrobiólogo do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), e com Marcelo Gleiser, físico e astrônomo professor da Universidade de Dartmouth, nos EUA. Galante esclarece por que a novidade põe Vênus na rota da exploração de outros planetas e detalha o método científico que tenta, agora, desvendar se há ou não vida por lá. E Gleiser debate a repercussão existencial de, eventualmente, não estarmos sozinhos no universo. Em depoimento, Clara Sousa-Silva, astroquímica portuguesa que integra a equipe responsável pelo trabalho, relata como a fosfina se tornou o centro desta investigação.

O que você precisa saber:

Vida em Vênus: o que é a fosfina, a substância tóxica encontrada nas nuvens do planeta

Vida nas nuvens de Vênus teria que ser 'muito simples', diz pesquisadora

Gás, água e gelo: o que a ciência já achou e onde concentra as buscas por vida fora da Terra

Nasa envia missão a Marte para descobrir sinais de vida no planeta

Conheça brasileiro que faz parte de missão da Nasa que leva drone à superfície de Marte

O podcast O Assunto é produzido por: Rodrigo Ortega, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab