Wagner Moura viverá Paulo Freire em filme sobre programa de alfabetização em Angicos

Por Rogerio Magno em 10/04/2023 às 21:47:05
Wagner Moura vai interpretar Paulo Freire no filme Angicos/ Foto: Divulgação

Wagner Moura vai interpretar Paulo Freire no filme Angicos/ Foto: Divulgação

O experimento pedagógico de Paulo Freire que alfabetizou 300 pessoas em 40 horas, há 60 anos, na cidade de Angicos será tema do filme que leva o mesmo nome da cidade. Com direção de Felipe Hirsch e atuação de Wagner Moura como o patrono da educação brasileira, o filme teve seu roteiro finalizado. A informação foi confirmada pela jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.

O longa tem consultoria da família do pedagogo e conta com o apoio do Instituto Paulo Freire. Ainda não há informação de quando acontecerão as gravações e lançamento do filme.

Na cidade de Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte, há um monumento em homenagem ao autor do programa de alfabetização executado em 40 horas no ano de 1963.

O método consistia na alfabetização baseada nas experiências de vida das pessoas. Os alunos, desde crianças a adultos, aprendiam palavras a partir da realidade específica em que viviam e depois ampliavam o seu repertório.

O programa foi suspenso em 1964 com o golpe militar, período em que Paulo Freire foi preso e exilado, e seu trabalho interrompido.

Nascido no Recife, capital de Pernambuco, Freire dezenas de títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Ele morreu em maio de 1997.

Fonte: Tribuna do Norte

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab