ABC e América chegaram à final do Campeonato Potiguar 2023 em momentos diferentes. O Alvinegro perdeu seu técnico após perder para o Botafogo-SP, no estádio Frasqueirão, em Natal, por 2 a 1. O ABC não vence uma partida desde 9 de abril.

Já o América veio para a partida sem seu principal jogador, Wallace Pernambucano, suspenso por ter sido expulso após dar um tapa no rosto do zagueiro abecedista Habraão. O América via na vitória a possibilidade de retornar à fase de grupos da Copa do Nordeste e também assegurar participação na Copa do Brasil.

O esquema de segurança para o Clássico-Rei de 2023 e segundo jogo da final do Campeonato Potiguar deste ano contou com 214 policiais militares. Dos 214 militares, 116 vão atuar no policiamento ostensivo a pé, 15 em motocicletas e 12 em cavalos.

O esquema inclui a atuação do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) no interior do estádio e segurança da arbitragem da partida. A árbitra Edina Alves Batista, do quadro da Fifa, foi a primeira mulher a apitar uma decisão do Campeonato Potiguar. Além disso, o jogo terá o auxílio da tecnologia VAR.