Mitt Romney, republicano que faz críticas a Trump, afirma que vai votar em nomeação para Suprema Corte

Por Rogerio Magno em 22/09/2020 às 13:42:32
Republicanos querem confirmar rapidamente a pessoa que vai substituir a ministra Ruth Bader Ginsburg na Suprema Corte dos EUA. Mitt Romney em audiência no Senado dos EUA, em julho de 2020

Greg Nash/Pool via Reuters

A chance do presidente Donald Trump conseguir de nomear mais um juiz para a Suprema Corte dos Estados Unidos aumentou nesta terça-feira (22): o senador republicano Mitt Romney afirmou que o Senado deve votar para decidir quem substituirá a ministra Ruth Bader Ginsburg, que faleceu na semana passada.

Romney é um republicano crítico a Trump --ele votou para condenar o presidente no julgamento do impeachment em fevereiro deste ano (o presidente americano foi absolvido).

Segundo a mídia dos EUA, havia uma chance de ele divergir dos republicanos e não votar na nomeação de um novo ministro da Suprema Corte.

Na segunda-feira (21), Trump anunciou que fará a indicação até o fim da semana e que o Senado tem tempo mais do que suficiente para aprová-la antes das eleições de 3 de novembro.

"Farei o anúncio na sexta-feira ou sábado, e depois começa o trabalho, mas esperemos que não seja muito trabalho", afirmou Trump em uma entrevista ao canal Fox News.

Ele disse que pretende esperar o funeral de Ruth Bader Ginsburg para anunciar a designação.

Veja um vídeo sobre o falecimento de Ginsburg.

Morre juíza mais antiga da Suprema Corte dos EUA

No entanto há uma polêmica sobre a indicação: as eleições presidenciais estão próximas e pode haver uma troca no comando da Casa Branca --o que sinalizaria que o povo americano também seria favorável a uma indicação à Suprema Corte de uma pessoa menos conservadora.

O Senado precisa aprovar a nomeação dos juízes da Suprema Corte. O Partido Republicano, do presidente Trump, tem maioria suficiente para isso.

Se quatro senadores republicanos quebrarem a unidade do partido, no entanto, a nomeação fica para o próximo mandato.

Duas senadoras já disseram que vão votar contra a confirmação.

O senador Mitt Romney, de Utah, era um dos que poderiam se juntar a elas. No entanto, ele afirmou que o Senado não precisa esperar a eleição.

"Eu pretendo seguir a Constituição e [as decisões] precedentes para avaliar o nomeado do presidente", ele disse.

Ele ainda disse que "não está escrito nas estrelas" que a Suprema Corte precisa ser progressista.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab