Secretários de Comunicação do Brasil se unem para combater Fake News

Uma carta-compromisso foi elaborada por 23 secretários de Comunicação durante 2º Fórum realizado no Rio de Janeiro

Por Rogerio Magno em 22/09/2023 às 14:57:45
Secretário de Comunicação do Estado do Rio Grande do Norte, Daniel Cabral - Foto: Reprodução redes sociais

Secretário de Comunicação do Estado do Rio Grande do Norte, Daniel Cabral - Foto: Reprodução redes sociais

O secretário de Comunicação do Rio Grande do Norte, Daniel Cabral, participou, do 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, realizada nesta quinta-feira (21), no Rio de Janeiro. Na ocasião, 23 secretários criaram uma Comissão Permanente de Combate às Fake News.

Além do combate às Fake News, outras três comissões foram criadas: Jurídica, de Comunicação Social e de Inovação e Boas Práticas. E os secretários defenderam a implementação de políticas públicas visando a correta divulgação dos fatos e o investimento em campanhas e ações para alertar a população sobre a necessidade de se buscar informações em fontes confiáveis.

O documento também trata do respeito à liberdade de expressão, sem perder de vista a condição inegociável de que a população tem o direito à uma informação correta, utilitária e que isso é dever dos órgãos oficiais e não oficiais. O ofício será entregue aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

"As fake news são um fenômeno mundial, e precisam ser enfrentadas. E é dever da comunicação pública fortalecer o Jornalismo comprometido. A prática da apuração das notícias, o não imediatismo e a abstenção de opiniões pessoais devem ser premissas de um bom jornalismo e devem fazer parte de uma tarefa coletiva entre todos nós que produzimos as notícias oficiais. As tecnologias permitem, hoje, que o cidadão tenha mais voz porque ela democratizou ainda mais a produção de informação, mas trouxe também a possibilidade de produção da desinformação. E o desafio é exatamente este, de enfrentamento desse comportamento capaz de gerar danos enormes à sociedade, muitas vezes de forma intencional e movido por vários interesses. Vivenciamos isso de forma muito evidente durante a pandemia da covid-19, por exemplo", argumentou Daniel Cabral.

Fonte: Portal Diário do RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab