Morre a voz de ouro do forró angicano: Zé Sanfoneiro sai do sucesso para a eternidade !

Por Rogerio Magno em 08/11/2023 às 14:24:31
Foto de homenagem da Banda angicana Duxote

Foto de homenagem da Banda angicana Duxote

Morreu no início da tarde desta quarta-feira, dia 08 de novembro, o artista angicano José Batista Sobrinho, artisticamente conhecido como Zé Sanfoneiro.

Zé Sanfoneiro nasceu no Sítio Pixoré, município de Santana do Matos, no dia 24 de outubro de 1961, mas era angicano de coração, segundo ele mesmo dizia.

Completar ano no dia do aniversário de Angicos era para ele motivo de orgulho, inclusive chegou a realizar diversos shows denominados de aniversário do vei e de Angicos.

Dono de uma voz inconfundível Zé Sanfoneiro que é filho de uma família humilde, tendo seu "Chico Velho" como pai e Dona Nazaré (em saudosa memória) como mãe, iniciou sua carreira fazendo forró pé de serra. Nos anos 80 após influenciar alguns membros da família a gostarem da música, Zé Sanfoneiro criou a banda Terra Nova que abrangia diversos estilos musicais.

Zé Sanfoneiro esteve viajando o Brasil junto com seu irmão Chagas e o amigo Juarez do acordeom e o grande "doidinho" do zabumba fazendo shows na região norte do país, mais precisamente no Estado de Rondônia. Ao retornar para Angicos formou a banda Xique-Xique, que tocava o mais autêntico forró pé de serra.

Ele foi prestigiado por grandes artistas da música brasileira, como por exemplo Dominguinhos, Toca do Valle, dentre outros, e mais recentemente, cantou para o então presidente Jair Bolsonaro quando este visitou as obras da Barragem de Oiticica em Jucurutu.

Além de cantor e mesmo tendo dificuldades em leitura e escrita Zé Sanfoneiro era compositor e junto ao parceiro e comprador "Dedé de Roque", compôs grandes sucessos, dentre eles, a música Leonaria, vindo depois a ser intitulada de Joia Rara.

Após fundar a banda Zé Sanfoneiro e Zé filho junto com seu filho Webert, rodou o Nordeste fazendo muito sucesso até os dias atuais. Seu último show em Angicos aconteceu no dia 24 de outubro na praça pública.

É inegável que Zé Sanfoneiro levou o nome de Angicos aos mais altos rincões da música. A toda família Zé Sanfoneiro e Zé Filho e aos familiares do artista ficam as nossas condolências pela partida do nosso principal nome da música. Morre o artista e fica sua grande obra para a eternidade. Que Deus o receba em sua morada eterna.

NOTA DO BLOG: Esse redator, que fez parte da banda Zé Sanfoneiro e Zé Filho durante 2 anos e 6 meses deixa o seu voto de pesar aos familiares e amigos pela partida do artista Zé Sanfoneiro.

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab