Noruega autoriza extradição de suspeito de atentado em Paris em 1982

Por Rogerio Magno em 25/09/2020 às 14:10:41
Em 9 de agosto de 1982, um grupo de três a cinco homens lançou uma granada em um restaurante no bairro judaico de Paris e depois abriu fogo no estabelecimento. Walid Abdulrahman Abu Zayed gesticula durante processo sobre sua extradição, em 25 de setembro de 2020

Terje Bendiksby / NTB / AFP

A Justiça da Noruega autorizou, nesta sexta-feira (25), uma extradição à França de um dos supostos autores de um atentado no bairro judaico de Paris, em 1982, que causou seis mortos.

A decisão, que pode ser recorrida, refere-se unicamente à legalidade da extradição de Walid Abdulrahman Abu Zayed. A decisão final será tomada pelo executivo norueguês.

Este homem, de origem palestina, detido na Noruega onde vive desde 1991, diz que é inocente e se recusa a ser enviado à França.

Em 9 de agosto de 1982, um grupo de três a cinco homens lançou uma granada no restaurante Jo Goldenberg no Pletzl, histórico bairro judaico de Paris, e depois abriu fogo no estabelecimento e contra pedestres.

A operação foi atribuída ao Fatah-Conselho Revolucionário (Fatah-CR) de Abu Nidal, grupo palestino dissidente da Organização de Libertação da Palestina (OLP).

A Justiça francesa acusa Abu Zayed, nacionalizado norueguês em 1997, de ser um dos membros do comando, o que ele nega.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab