Joanna Guerra é o nome de Álvaro Dias para prefeita de Natal em 2024

Mesmo negando falar sobre um nome para sua sucessão em 2024, ações e gestos do prefeito de Natal revelam que ele já decidiu

Por Rogerio Magno em 20/12/2023 às 08:38:46
Secretária Joanna Guerra têm sido companhia frequente do prefeito nos mais variados tipos de eventos - Foto: Reprodução

Secretária Joanna Guerra têm sido companhia frequente do prefeito nos mais variados tipos de eventos - Foto: Reprodução

Apesar de bater o pé e não falar publicamente sobre quem será seu indicado para disputar sua sucessão na Prefeitura de Natal em 2024, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) tem revelado, por ações e gestos, sua preferência pela secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra. A auxiliar tem se destacado cada dia mais entre os natalenses por ser alçada constantemente pelo prefeito como sua representante oficial em ações, eventos sociais e reuniões do executivo municipal e pautas políticas locais e nacionais, principalmente nas visitas aos ministérios em Brasília.

Companhia constante de Álvaro Dias em todos os momentos, Joanna tem seu nome aprovado pelo próprio gestor, que admitiu que a secretária municipal "é um nome que tem competência e que tem demonstrado capacidade", e que há a possibilidade de indicá-la e apoiá-la no próximo ano. Ele ainda teceu vários elogios à competência técnica e política e afirmou que ela é "uma das melhores secretárias que nós temos", em entrevista recente ao Diário do RN.

Ela conta também com a aprovação dos vereadores aliados ao gestor municipal, que a classificaram como uma "boa opção" para suceder Álvaro na Prefeitura de Natal. Entre eles, é consenso que, para uma candidatura obter sucesso eleitoral, é preciso dois componentes importantes e inseparáveis que a própria Joanna Guerra apresenta: qualidade técnica e política. "A secretária possui um perfil técnico muito bom mesmo", afirmou o líder do prefeito na Câmara Municipal, Hermes Câmara (PSDB).

Cada vez mais em evidência, a secretária tem se empenhado em suas atribuições na Seplan e em ações e atividades de outras pastas do município, como nesta terça-feira (19), em que participou, juntamente com a diretoria da Clap Entretenimentos, da entrega de 30 toneladas de alimentos para 29 instituições socioassistenciais que atuam em Natal.

Já nesta segunda-feira (18), Joanna Guerra participou de reunião com o reitor da Universidade Federal do RN (UFRN), José Daniel Diniz Melo, para falar de parcerias em andamento com o município e da Confraternização do Centro de Idosos Marli Sarney, no auditório do Cemure.
Este fim de semana também foi recheado de "participações especiais" de Joanna em eventos públicos e particulares, como quando representou o prefeito durante a 25ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Natal, realizada neste domingo (17) em Ponta Negra.

Já no sábado, a secretária esteve no evento Participa Natal, que são oferecidos serviços essenciais aos bairros da cidade. E na sexta-feira (15), recebeu o troféu Arco Íris 2023 de Direitos Humanos LGBT, "pela nossa contribuição, enquanto secretária municipal de Planejamento, na defesa pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+".

No fim de novembro passado, Joanna Guerra foi colocada à frente do gabinete de crise instalado pelo prefeito Álvaro Dias no município, atingido por chuvas torrenciais que causaram uma série de alagamentos e prejuízos aos munícipes. Como uma das coordenadoras, a secretária pode acompanhar todo o trabalho de assistência e ações de enfrentamento aos transtornos ocorridos.

Álvaro Dias tem plano estratégico traçado para Joanna Guerra

Investindo em uma estratégia política adotada pela ex-governadora Wilma de Faria nos anos de 1990, quando ela conseguiu eleger o engenheiro civil e sanitário Aldo Tinoco para a Prefeitura de Natal após um intenso trabalho de popularização e viabilização do nome de um técnico para fazer seu sucessor, Álvaro Dias tem planos traçados para Joanna Guerra em 2024.

O primeiro passo, filiá-la ao Republicanos, foi feito no início do ano, quando a secretária foi escolhida presidente municipal do partido em Natal, com mandato iniciado em 9 de fevereiro e com fim previsto para 18 de novembro de 2024. Lá, ela carrega a missão de reestruturar e organizar a legenda, visando as eleições municipais futura. Saiu da condição somente de técnica, para atuar de fato e de direito na esfera política, no comando partidário.

O segundo é o que está sendo posto em prática, ou seja, popularizar sua imagem entre os eleitores natalenses colocando-a como representante oficial do prefeito nas ações, eventos e reuniões políticas e sociais, sejam visitas a canteiros de obras em andamento, ações da Prefeitura, visitas e conversas técnicas nos ministérios em Brasília, até mesmo confraternizações com servidores, secretários municipais e vereadores da bancada.

O terceiro passo será desenrolado no próximo ano. Apesar de Joanna Guerra aparecer com menos de 1% nas pesquisas de intenção de votos já realizadas, Álvaro Dias aposta em sua popularidade e poder de transferência de votos para fazê-la crescer nas pesquisas próximas ao pleito e junto ao eleitorado natalense.

Conforme a pesquisa AgoraSei/96FM divulgada no último dia 12, o prefeito foi o nome mais citado para vencer a disputa municipal, com 12,9%. No entanto, por já cumprir seu segundo mandato, não pode disputar. Já a pesquisa DataVero divulgada pelo Diário do RN em 25 de outubro, o candidato do prefeito ficou em 2º lugar na intenção de votos, com 9,7%. No quesito transferência de votos, Álvaro ficou novamente em 2º lugar, quando 11% dos entrevistados responderam que votariam em um candidato apoiado pelo prefeito.

Conforme aliados de Álvaro Dias, que pediram para não ser identificados, o prefeito acredita em seu próprio potencial político para alavancar o nome de Joanna Guerra em um possível segundo turno, por isso, tem por objetivo fazê-la crescer sozinha e ultrapassar os 10% de intenção de votos entre o público natalense, ao colocá-la como o rosto oficial da Prefeitura de Natal.

Após tudo isso, Álvaro avaliará se Joanna tem potencial de crescimento político em maio do próximo ano. Se sim, ele a anunciará como sua candidata ao pleito. Caso contrário, ele procurará formar alianças eleitorais com nomes fortes na disputa, com o objetivo de indicar o vice em uma composição majoritária.

Para Álvaro Dias, Joanna Guerra foge da polarização ideológica entre os pré-candidatos representantes do presidente Lula (PT) – a deputada federal Natália Bonavides – e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – o deputado federal General Girão. Para o prefeito, conforme seus aliados, uma candidatura municipal livre desta polarização e com seu aval é o ideal para ser vitoriosa em sua sucessão municipal.

Fonte: Portal Diário do RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab