Governo prepara investimentos em estradas e prevê a inauguração de 10 Ierns até junho

Secretário de Infraestrutura afirma que critério para priorizar rodovias foi com base em fluxo de veículos e também em relação à segurança; primeiro Iern tem previsão de entrega ainda no mês de fevereiro

Por Rogerio Magno em 16/02/2024 às 08:37:25
Titular de Infraestrutura, Gustavo Coelho afi rmou que editais para readequação de rodovias serão publicados em fevereiro - Foto: JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

Titular de Infraestrutura, Gustavo Coelho afi rmou que editais para readequação de rodovias serão publicados em fevereiro - Foto: JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

Publicação de editais para reformas em rodovias ainda neste mês de fevereiro e inauguração de 10 unidades do Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (Iern) em várias cidades do Rio Grande do Norte ainda no primeiro semestre. Estas são duas das expectativas do governo estadual para o primeiro semestre de 2024 segundo Gustavo Coelho, secretário estadual de Infraestrutura.

Com a adesão do Rio Grande do Norte ao Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), o Estado receberá R$ 1,6 bi em quatro anos. Em 2024, serão R$ 427 milhões que, segundo o Executivo estadual, serão destinados para recuperação de rodovias em todo o estado. "É um grande serviço, porque nós precisamos muito, o estado precisa muito dessa recuperação. E nós estamos fazendo exatamente o que entendo que seja a melhor aplicação deste recurso neste momento", afirmou o titular da Pasta de infraestrutura.

Segundo Coelho, serão três editais que vão dividir sete distritos rodoviários do estado. Em entrevista à rádio 96 FM, ele antecipou que espera publicar o primeiro edital ainda em fevereiro. "Esperamos até o final do mês publicar e posso afirmar que serão três licitações com lotes. Estes lotes vão contemplar distritos múltiplos. No Lote 1, dois distritos; no Lote 2 mais dois distritos e no Lote 3, três distritos. Teremos três licitações com pequeno intervalo entre elas, mas começando ainda no mês de fevereiro a publicação do edital", confirmou.

Para ver o maquinário trabalhando nas estradas estaduais, entretanto, Gustavo afirmou que não é possível prever uma data, uma vez que depende do período de duração da licitação. Ainda de acordo com o secretário, o valor de R$ 400 milhões não supre a total necessidade de readequação dos 3.500 km de malha rodoviária no RN, mas houve um critério para a escolha daqueles trechos que serão contemplados no começo.

"Nós fizemos um levantamento das principais rodovias do estado, aquelas que têm maior intensidade de fluxo e também aquelas que tinham problemas de segurança, relativas à pavimento. Aquelas que, na verdade, a estrutura da rodovia já não suportam mais a carga. Nós temos hoje um perfil de circulação de veículos, de pessoas, muitas vezes maior que o que tínhamos quando estas estradas foram concebidas e construídas", disse.

De acordo com o secretário, as estradas foram construídas com um perfil diferente em relação à circulação de hoje. "Faremos a recuperação nos sete distritos rodoviários do RN. Em todos eles, nós procuramos as rodovias que tenham este perfil, que possam permitir maior segurança e responder ao fluxo de maior intensidade. Então, teremos obras em todas as regiões do estado", afirma.

MOSSORÓ: MAIOR ÁREA A SER RECUPERADA

Questionado a respeito de qual dos sete distritos rodoviários enfrentará o maior número de obras, Gustavo Coelho afirmou que eles têm perfis distintos de rodovias, mas que a região de Mossoró tem a maior área a ser recuperada. "O Distrito 1, de Mossoró, tem a maior extensão de rodovias. Maior área a ser recuperada, mas não só porque tem mais rodovias, mas porque existe maior circulação. No Alto Oeste, existe uma malha menor, mas muito intensa porque as cidades são muito próximas. Às vezes são rodovias que são verdadeiras vias porque passam dentro das cidades. Existe operação tapa buraco feita na região do Alto Oeste e lá também passará por intervenções de maior porte, que são as restaurações com recapeamento e sinalização", afirmou.

Em paralelo às obras de recuperação, Coelho afirmou que as chamadas operações tapa-buracos continuam em todo o estado. "A gente tem como permanente também todas as rodovias do estado, nos sete distritos. Neste momento continuamos trabalhando com tapa-buracos, operação de conservação, que é o nome oficial. Uma operação que não pode parar. Temos mais de 3.500 km de rodovias e temos que manter estas rodovias funcionando", afirma.

Até junho, 10 Institutos de Educação entregues no RN

O secretário afirmou que foram planejadas 12 unidades do Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (Iern) em todo o estado. Segundo ele, 10 estão em execução com obras adiantadas e dois – em São José do Mipibu, na Grande Natal, e em Mossoró – ainda estão por começar. O primeiro da lista a ser entregue é o de Campo Grande, que tem 94% das obras concluídas.

"O de Campo Grande, a finalização está prevista para o dia 29 de fevereiro. A empresa disse que não iria pedir aditivo de prazo porque está se esforçando para fazer essa entrega. E o estado adquirindo equipamentos, mobiliários e tudo que precisa para o funcionamento destas duas estruturas. Temos adiantado, Touros, Tangará, Alexandria e Jardim de Piranhas, que está muito adiantada. Esperamos receber Campo Grande em fevereiro, Natal e Jardim de Piranhas também em março. E aí vamos a cada mês receber duas unidades até o mês de junho", disse.

Ainda conforme o secretário, apenas uma das obras tem o cronograma atrasado. "Toda obra traz dificuldades, mas foram planejadas, programadas, tem recurso garantido e temos toda expectativa positiva de que teremos a entrega desses IERNs até junho. O que está mais atrasado é o de Santana do Matos, a gente espera que seja até o fim de junho", finalizou.

Fonte: Portal Agora RN

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